cabecalho informe

SICREDI UNIÃO I: Alunos apresentam resultados do programa A União Faz a Vida no Norte do Paraná

sicredi uniao 23 11 2017Depois de um ano de intenso trabalho, os alunos das escolas integrantes do programa “A União Faz a Vida”, realizado pela instituição financeira cooperativa Sicredi União PR/SP, entram no período de apresentações dos resultados das atividades desenvolvidas por eles em 2017, com base em temas escolhidos pelos próprios alunos e que envolvem várias disciplinas escolares.

No Teatro - Em Ibiporã, mais de 1.700 alunos vão ocupar o palco do Teatro Padre José Zanelli nos próximos dias 27, 28 e 29, sempre a partir das 13h30, para mostrar tudo que aprenderam nos vários temas escolhidos.

Incentivo - A proposta do ‘A União faz a Vida’ é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

Envolvimento - O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.

Expansão - Em Ibiporã, praticamente todas as escolas integram o programa. “E nosso objetivo é aumentar ainda mais esse trabalho, atingindo mais alunos porque o resultado é compensador. Com essa metodologia, os alunos realmente se envolvem na construção do conhecimento”, comenta o gerente da agência de Ibiporã, Rosiel Martins.

No país - Os eventos de culminância começaram em setembro e prosseguem até dezembro, nas cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná e Leste Paulista, onde a cooperativa atua. Atualmente, o programa alcança 29 municípios, com atendimentos prestados a mais de 160 escolas, 23 mil crianças e adolescentes e dois mil professores. Em âmbito nacional, o Sistema Sicredi contempla mais de 219 mil alunos, 18 mil educadores, de 1,4 mil escolas e 274 municípios.

Elias Kauan - Em Londrina, a Escola Municipal Elias Kauan, localizada no Conjunto Novo Amparo, fez seu evento no dia 10 de novembro e as apresentações foram bastante ricas, conforme a diretora Lucimar Pauleti Fernandes.

Conhecimento - Cada turma fez uma expedição investigativa e surgiram temas como Prevenção à Dengue, A Arte de se Alimentar Bem; Clássicos da Literatura e Meio Ambiente. Todo o conhecimento adquirido foi apresentado em forma de teatro, música, poemas e paródias. “Foi um evento muito bom”, classifica a diretora.

Parceria de sucesso - Segundo ela, a parceria com a Sicredi União tem trazido excelentes resultados para o ensino na escola. “O projeto enriquece o conteúdo curricular, cobrindo diversas áreas do conhecimento e promovendo atividades interdisciplinares que dialogam com o conteúdo de cada professor”, destacou.

Pitangueiras - Os projetos também estão sendo apresentados em Pitangueiras. Por enquanto, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antonio e o Serviço de Convivência do Fortalecimento de Vínculo apresentaram 12 e dois projetos, respectivamente. No próximo dia 30, serão a vez dos alunos do Centro Infantil Criança Feliz, com 11 projetos. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias