Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COASUL: Cooperativa comemora aniversário de 49 anos

 

 

cabecalho informe

COASUL: Cooperativa comemora aniversário de 49 anos

coasul 49anos 25 06 2018No dia 21 de junho, a Coasul Cooperativa Agroindustrial completou 49 anos de atividades. Para celebrar a data, um café da manhã foi servido aos cooperados em todas as unidades da cooperativa, que aproveitou também para a reinaugurar o Mercado da Coasul, no município de São Jorge D´Oeste. Segundo o presidente Paulino Capelin Fachin, “o café da manhã de aniversário já é tradicional e é uma homenagem ao trabalho e dedicação dos cooperados, mantendo vivo o legado dos pioneiros.” Atualmente, a Coasul tem mais de 9 mil cooperados e gera 2.830 empregos diretos. Em 2017, a cooperativa, que tem sede em São João, Sudoeste do Paraná, teve um faturamento de R$ 1,5 bilhão.

Origens – A falta de armazéns e as imensas dificuldades de transporte da produção para os centros consumidores e, também, na compra de insumos a serem utilizados nas lavouras, fizeram com que diversos agricultores, em outubro de 1968, começassem a se reunir, com o objetivo de constituir uma cooperativa agropecuária. Em assembleia geral, no dia 21 de junho de 1969, no Pavilhão de festas da Igreja Matriz São João Batista, na cidade de São João, 43 produtores, sob a liderança de José Antonio Scholtz, aclamado para presidir os trabalhos, constituíram definitivamente a Coasul. O primeiro armazém, no ano de 1971, foi construído com o auxílio dos associados, que doaram materiais e auxiliaram com a mão de obra. Os primeiros equipamentos, para beneficiamento e secagem da produção, foram adquiridos através de financiamento bancário avalizado e garantido, com a hipoteca de bens particulares, pelos associados.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias