cabecalho informe

SISTEMA OCB/PB: Cooperativas reelegem presidente

 

Reunidos em Assembleia Geral Ordinária, dirigentes de 59 cooperativas paraibanas participaram da eleição da nova diretoria do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB/PB).  A chapa 2 – Avançar Mais venceu o pleito com 71% dos votos. Por indicação do Conselho Diretor eleito, o presidente André Pacelli continuará comandando a OCB/PB no período de maio de 2019 a abril de 2023.

 

Agradecimento - Pacelli agradeceu a participação expressiva das filiadas na AGO e reafirmou seu compromisso de representar e defender os interesses do cooperativismo paraibano. “Tivemos uma eleição, realizada em um processo democrático, no qual as chapas puderam apresentar suas propostas e compromissos. E nós, pelo trabalho executado nos últimos anos, felizmente obtivemos uma maioria expressiva. Agradecemos aos conselheiros da gestão passada e da nova gestão e que assumiram o compromisso de cada vez mais fortalecer as nossas cooperativas”, afirmou o presidente.

 

Otimismo - Ele manifestou otimismo quanto às possibilidades de desenvolvimento do setor nos próximos anos e ressaltou a importância da unidade para fortalecer o cooperativismo paraibano. “As pequenas diferenças, questões que possam existir em determinados ramos devem ser mitigadas, pois os nossos grandes adversários estão fora [do cooperativismo]. A gente quer construir um ambiente promissor em que as nossas cooperativas possam crescer e desenvolver seus negócios”, acrescentou.

 

OCB - Representando a unidade nacional na AGO, o analista de Relações Institucionais da OCB, Eduardo Lima Queiroz, falou sobre o trabalho realizado pela entidade em prol do cooperativismo brasileiro e elogiou a unidade estadual. “Nós que defendemos o cooperativismo brasileiro todos os dias junto aos Três Poderes, em nível federal. E é muito gratificante participar desta assembleia geral da OCB Paraíba. Aqui, a gente respira o cooperativismo em sua essência, que é a união das pessoas em prol de um objetivo comum”, comentou.

 

Prestação de contas - Antes da eleição, os presidentes aprovaram a prestação de contas da OCB/PB referente ao exercício 2018, que incluiu: Relatório da Gestão; Balanço Patrimonial; Demonstração das Sobras e Perdas; Parecer do Conselho Fiscal. Também foi aprovada a manutenção do atual valor da Contribuição Mensal de Manutenção da OCB/PB e o Plano de Trabalho e Previsão Orçamentária para 2019.

 

Processo eleitoral - O processo eleitoral foi conduzido por uma comissão formada pelo assessor jurídico da OCB/PB, João Bezerra Neto, o advogado do Sescoop/PB, William Bezerra, e o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro Albuquerque. Ao todo, 64 cooperativas registradas e regulares estavam tinham direto a voto, o que significa que o pleito teve participação 92% das cooperativas aptas. A Chapa 2 obteve um total de 42 votos, enquanto a Chapa 1 teve 17 votos.

 

Novos conselheiros - O Conselho Diretor eleito tem como vice-presidente Demóstenes Paredes Cunha Lima (Unimed João Pessoa) e conta com os seguintes conselheiros titulares: Arnaldo Antônio Rodrigues (Cootrans); João de Deus Rodrigues (Cooperural); Paulo Ortiz Rocha de Aragão (Sicredi Creduni); Stanley Lira de Souza (Cervarp); Abdias de Luna Freire (Codisma); Alexandrina Maria Cavalcante (Cooped).

 

Suplentes - São suplentes do Conselho Diretor: Adauto da Rocha Júnior (Coopemfrete); Maria Nazaré dos Santos Barbosa (Copaf); Cláudio Orestes (Sicredi Evolução); Eduardo Figueiredo Porto (Coopcon); Mauro Borba de Araújo Pereira Filho (Coopervale); Gilberto Rodrigues de Almeida Netto (Cooppropaga); Francisco de Assis Pinheiro Filho (Coofísio).

 

Conselho Fiscal - O novo Conselho Fiscal é composto pelos seguintes membros: Francisco Carlos Firmino de Sousa (Credjust); Sandra Maria Rodrigues Tavares (Uniodonto); e Glaucia Nunes Costa (Coopercret). Como membros suplentes foram eleitos: Carlos Roberto de Souza Oliveira (Cocan); Gilberto Gomes Sarmento (Sicredi Alto Sertão); Janete Xavier Leite (Cooprafe).

 

Conselho de Ética - O Conselho de Ética eleito tem os seguintes titulares: José Helman Palitot de Oliveira (Coopecir), Jonas Marques de Araújo Neto (Coonap); Sergio Marques Cláudio (TranstaxI). São suplentes: Júlio Matias de Sousa Neto (Coopafab); Josinaldo Bezerra dos Santos (Coopercarne); Maria Helena Lourenço dos Santos (Cofep). (Sistema OCB/PB / Informe OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias