Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias AGROLEITE 2019: Feira é aberta com a presença de autoridades e lideranças cooperativistas e do agronegócio

 

 

cabecalho informe

AGROLEITE 2019: Feira é aberta com a presença de autoridades e lideranças cooperativistas e do agronegócio

A 19ª edição da Agroleite, promovida pela Cooperativa Castrolanda, teve início, na manhã desta terça-feira (13/08), em Castro, na região paranaense dos Campos Gerais, com a presença de autoridades e lideranças cooperativistas e do agronegócio. O governador Ratinho Junior foi representado pelo secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara. A abertura foi ainda prestigiada pelo prefeito da cidade, Moacir Fadel, e pelos deputados federais Aline Sleutjes, Evandro Rogério Roman e Sergio Souza. Também participaram da solenidade, os embaixadores dos Países Baixos, Kees van Rij, e da Nova Zelândia, Chris Langley,  e o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken.

Apoio - “A quem pertence a Agroleite? Aos imigrantes que há 67 anos vieram para cá para produzir. Aos cooperados de hoje, à população de Castro, ao povo do Paraná. Hoje, nossa cooperativa participa de uma parceria de sucesso com a Frísia e Capal, através da Unium. Sempre contamos também com o importante apoio do Sistema Ocepar na realização da Agroleite, que é um dos principais eventos do agronegócio voltado à produção de leite. Por isso, agradeço a todas as autoridades presentes aqui”, afirmou o vice-presidente da Castrolanda, Richard Borg, ao recepcionar os participantes. O presidente da cooperativa, Frans Borg, está em uma missão técnica na China e não pode comparecer à abertura.

Desenvolvimento - O prefeito Moacir Fadel ressaltou a importância da Agroleite para o desenvolvimento do município de Castro, hoje intitulado como Capital Nacional do Leite. “Muitos criticam o agronegócio mas não sabem do sofrimento do homem do campo, do que ele representa na geração de riquezas, empregos e quanto contribuem para o crescimento do País. Castro produz 300 milhões de litros por ano. Uma marca que só acontece graças ao trabalho de cooperativas como a Castrolanda, que tanto nos orgulha e realiza esta feira grandiosa, que é referência para o setor”, frisou.

Unium - O presidente do Sistema Ocepar destacou o trabalho realizado pelas cooperativas que integram a Unium (Castrolanda, Frísia e Capal) no desenvolvimento do agronegócio e do cooperativismo. Ricken lembrou que há um ano foi lançado durante a Agroleite o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, com uma rede de mais de 1,2 milhão de participantes e que contribuiu para o fortalecimento da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo), com a eleição de parlamentares comprometidos com o setor, como os presentes no evento. “O Brasil é a solução para alimentar o mundo e, neste cenário, o cooperativismo tem uma responsabilidade muito grande, como aqui neste evento que visa difundir novas tecnologias”, acrescentou ele.

O evento - A Agroleite prossegue até sábado (17/08). Acesse o site http://www.agroleitecastrolanda.com.br para saber mais sobre o evento.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias