cabecalho informe

RAMO CRÉDITO: Argentina conhece mais sobre o SNCC

 

ramo credito 11 09 2019Uma comitiva de dirigentes cooperativistas argentinos está no Brasil para conhecer o nosso modelo de cooperativismo de crédito. Liderada pelo presidente da Confederação Intercooperativa Argentina (Coninagro), Carlos Lanizzotto, o grupo vem ao país para ver de perto como as coops de crédito transformam dificuldades em oportunidades.

 

Outros ramos - A comitiva argentina é composta, ainda, por dirigentes de coops agropecuárias e de empresas mútuas de crédito. O objetivo é identificar as boas práticas brasileiras que possam ser replicadas na Argentina, onde a participação das coops de crédito no mercado financeiro ainda é tímida.

 

Casa do Cooperativismo - Na segunda-feira (09/09), os hermanos foram recebidos pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, na Casa do Cooperativismo, em Brasília. O superintendente do Sistema, Renato Nobile, também acompanhou a visita. A delegação conheceu o trabalho de representação do setor junto ao governo brasileiro e assistiu a uma apresentação sobre o panorama do cooperativismo de crédito verde-e-amarelo.

 

Banco Central - Ainda em Brasília, a comitiva também teve a oportunidade de se reunir com representantes do Banco Central para conhecer aspectos da regulação das coops de crédito. O grupo também visitou as instalações do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop) e foi recebido pelos dirigentes da Confederação Sicoob.

 

Porto Alegre - De Brasília, os argentinos decolaram para Porto Alegre (RS), onde terão a oportunidade de dialogar com representantes do Sistema Ocergs e, ainda, da Central Sicredi. 

 

Alteração da lei - A Coninagro está trabalhando em uma proposta de alteração de lei que possa impulsionar a participação das cooperativas de crédito na Argentina. Por isso, a delegação tem o interesse de conhecer o arcabouço jurídico brasileiro desse segmento do cooperativismo, aqui no Brasil. (Informe OCB)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias