FÓRUM: Evento discute estratégias para o Plano de Comunicação do Sistema Ocepar

O Fórum de Comunicação dos Profissionais das Cooperativas Paranaenses discutiu os desafios do setor e definiu as estratégias para o Plano de Comunicação do Sistema Ocepar. O evento foi aberto na manhã de terça-feira (12/11), no Hotel Confiance, em Curitiba, pelo coordenador de Comunicação da entidade, Samuel Milléo Filho, destacando a importância do diálogo entre os comunicadores e a união de esforços para identificar os problemas que afetam a área. “O formato de workshop, que adotamos no primeiro dia do Fórum, deu oportunidades para que todos pudessem dividir suas experiências bem-sucedidas e também os problemas, as “dores” que dificultam a plena realização do trabalho de comunicação nas cooperativas”, afirmou. Trinta e dois profissionais de cooperativas do Paraná participaram do evento.

Workshop - Coube à professora Marlene Marchiori orientar a realização do workshop. Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Purdue University, dos Estados Unidos, e doutora em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (USP), Marlene conduziu os participantes em discussões sobre o papel da comunicação nas cooperativas, identificando os principais desafios e delineando os temas essenciais para a construção de um plano de comunicação do Sistema. “Refletindo sobre os diferentes processos, percebemos o potencial de transformação da comunicação. A ideia foi pensar sobre como valorizamos o que fazemos, com a percepção de que a comunicação cria relacionamentos e aproxima as pessoas. Os projetos resultantes desse workshop podem promover mudanças importantes nas cooperativas”, disse.

Conhecimento - No segundo dia do Fórum, na manhã desta quarta-feira (13/11), o foco foi voltado à difusão de conhecimento, com informações detalhadas sobre o PRC 100, o planejamento estratégico do cooperativismo, apresentado pelo coordenador de Gestão Estratégica do Sistema Ocepar, Alfredo Benedito Kugeratski Souza, e também a respeito da pesquisa sobre imagem e o posicionamento das marcas das cooperativas em 2019, que coube ao diretor do Grupo Datacenso, Cláudio Shimoyama. Pela manhã, houve ainda a participação do presidente do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCom), Guilherme Döring Cunha Pereira, que falou sobre os desafios da comunicação em tempos de crise.

Fórum 2020 - Segundo o coordenador de Comunicação da Ocepar, as discussões sobre a concretização do planejamento para o Sistema serão retomadas no próximo Fórum, que irá acontecer na segunda quinzena de abril, na sede da Coamo, em Campo Mourão.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn