cabecalho informe

WORKSHOP: Cooperativistas discutem cenários e tendências para o agronegócio

 

O Workshop Cenários e Tendências teve início na manhã desta quarta-feira (20/11), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba. O evento foi aberto pelo presidente da Cooperativa Bom Jesus e coordenador do ramo Agropecuário na OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Luiz Roberto Baggio, e pelo superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti. Cerca de 30 pessoas, superintendentes, gerentes e analistas de cooperativas agropecuárias paranaenses, participam do workshop, que discute os movimentos de produção, comercialização, financiamentos e tecnologias que deverão afetar os setores de grãos e proteína animal. A programação começou com a explanação de representantes da Mckinsey, empresa de consultoria empresarial americana, e do Rabobank, uma das principais instituições financeiras na Holanda.

 

Valor – Segundo o presidente da Bom Jesus, é fundamental para as cooperativas discutir de forma constante quais tendências afetarão o setor. “Temos que conhecer a percepção do mercado, antecipar potenciais impactos dos novos cenários e, principalmente, traduzir essas informações em construção de valor aos nossos produtos e serviços”, afirmou Baggio. Na opinião do superintendente da Ocepar, uma ação importante da instituição é subsidiar as cooperativas com dados consistentes sobre o mercado, para que elas possam preparar seus planejamentos estratégicos com precisão. “A Ocepar tem trabalhado forte na construção do PRC 100, o planejamento do cooperativismo do Paraná. Nesse processo, o mapeamento dos cenários deve ser contínuo, promovendo ajustes quando necessários nos planos, fortalecendo a participação das cooperativas nos diferentes mercados”, explicou Mafioletti. 

 

Mais – O evento seguirá à tarde, com palestra de representante da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), sobre a importância da visão de longo prazo no planejamento e tomada de decisão. Depois, será discutido o alinhamento entre as cooperativas e os Sistemas Ocepar e OCB em relação à inteligência de mercado, com intercâmbio de experiências entre os participantes.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias