Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTEGRADA: Os campeões em produtividade

 

 

cabecalho informe

INTEGRADA: Os campeões em produtividade

 

integrada 21 11 2019Por meio da assistência técnica e adoção da alta tecnologia, o sistema cooperativista tem proporcionado resultados surpreendentes no que diz respeito à produtividade. O programa Produtividade Integrada, que foi lançado neste ano, é um exemplo de que é possível chegar perto da excelência, com índices muito acima da média.

 

Premiação - Com o objetivo de reconhecer os associados que se destacaram em produtividade na última safra de milho e trigo, a Integrada realizou, na quarta-feira (20/11), em Londrina (PR), a primeira premiação. 

 

Marca - Neste ano, dez produtores ultrapassaram a marca de 9.300 quilos por hectare (kg/ha) para a cultura do milho. O volume está acima da média de produtividade do Paraná, que é de 6.003 kg/ha. No trigo, os dez primeiros produtores classificados no programa atingiram a marca de 4.022 kg/ha, contra 2.177 kg/ha referente à média do Estado. Ao todo, 125 associados participaram desta edição do Produtividade Integrada.

 

Evolução - Durante a abertura do evento, o diretor-presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, parabenizou os seis cooperados ganhadores. “Sempre investimos em nosso corpo técnico porque queremos que os nossos cooperados tenham uma alta média de produtividade”. Hashimoto exemplifica que nos anos 2000, a produtividade em trigo, por exemplo, não passava de 80 sacos por alqueire. Hoje, a produtividade pode variar de 180 a 250 sacas por alqueire.

 

Tecnologia com geração de renda - “Temos uma agricultura eficiente e queremos levar tecnologia aos nossos cooperados com geração de renda”, observa o diretor presidente. Na categoria milho, o grande campeão foi o cooperado Maercio Reinert, de Mamborê, que atingiu uma produtividade de 10.494,90 kg/ha. O produtor foi assistido pelo engenheiro agrônomo da regional Ubiratã, Fernando Silveira.

 

Primeiro passo - Milton Medeiros Miranda França, gerente da propriedade, explica que planejamento, aliado a um clima favorável, é o primeiro passo para se chegar a um alto índice de produtividade. “Na agricultura, não há chance de arriscar”, completa França.

 

Correções - Na área campeã, França trabalha há quase cinco safras junto com a Integrada para fazer as correções. Com a adoção do serviço de agricultura de precisão da cooperativa, ele conseguiu atingir os resultados apresentados.

 

Segundo lugar - O segundo lugar ficou para o cooperado Jeferson Salvetti, de Ubiratã. O agricultor atingiu 10.118 kg/ha e foi assistido pelo técnico Emerson Damico Fernandes. Em terceiro lugar, com 9.828,96 kg/ha, o associado José Carneiro representou os cooperados da regional Bandeirantes. Ele foi assistido pelo técnico Manoel Fernando da Silva.

 

Trigo - Na categoria trigo, os associados da regional Mauá da Serra conquistaram as três primeiras posições. Em primeiro lugar, com 4.472 kg/ha, o cooperado Juan Schults ficou com a primeira posição, assistido pelo técnico Eduardo Gonçalves Fernandes. Com 4.462,56 kg/ha, o produtor Humberto Uemura conquistou a segunda posição. E, com 4.239,65 kg/ha, o cooperado Osmar Watanabe, levou a terceira colocação. Os cooperados foram assistidos respectivamente pelos técnicos Toshio Sérgio Watanabe e Gustavo Vieira Martins.

 

Viagem - O primeiro colocado de cada categoria foi contemplado com uma viagem para os Estados Unidos. O segundo colocado foi premiado com uma viagem para o Nordeste e o terceiro para Foz do Iguaçu (PR).

 

Produtividade Integrada - O programa Produtividade Integrada é um programa criado pela cooperativa para elevar os índices de produtividade dos cooperados. Para fazer parte do programa, o associado precisa ter uma área mínima de 12 hectares, seguir as recomendações e protocolos básicos da assistência técnica e adquirir os insumos da cooperativa.

 

Ferramentas - Para garantir o sucesso do programa, a Integrada utiliza ferramentas como a agricultura de precisão, cursos e treinamentos para produtores e técnicos, adoção de tecnologias de aplicação, entre outras ações técnicas.

 

Desafio - Durante o evento, a Integrada lançou o desafio soja 2019/20. O Produtividade Integrada para a soja seguirá nos mesmos moldes da cultura de inverno. Para participar, o produtor precisa ser cooperado, ter uma área mínima de 12 ha e seguir todas as recomendações técnicas. O prazo de inscrição vai até o dia 31 de dezembro. (Imprensa Integrada)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias