Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COPAGRIL: Produtores de bovinos e de suínos devem atualizar cadastro de animais

 

 

cabecalho informe

COPAGRIL: Produtores de bovinos e de suínos devem atualizar cadastro de animais

copagril 21 11 2019Os produtores rurais do Paraná devem atualizar o cadastro dos animais junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) até o dia 30 de novembro. A atualização é importante para os programas de segurança animal do Estado e necessária para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

Substituição - O médico veterinário e fiscal da Adapar de Marechal Cândido Rondon, Loreno Taffarel, comenta que o Paraná fez durante muitos anos as campanhas de vacinação contra a febre aftosa e agora, com a retirada da vacina, as campanhas de vacinação foram substituídas pelas atualizações cadastrais. “A retirada da vacina significa que estamos vendendo segurança alimentar, por isso é importante o comprometimento dos produtores de bovinos e búfalos, assim como de suínos, ovinos, caprinos e equinos, para que todos façam a atualização do cadastro na Adapar”, comenta.

Suinocultores - Taffarel reforça que também os produtores de suínos devem fazer a atualização do cadastro, uma ação que é fundamental e que está diretamente ligada a liberação da GTA a partir do dia 1º de dezembro. “Por exemplo, o produtor de suíno que a partir de dezembro precisa retirar os suínos da propriedade e não tiver o cadastro atualizado, não vai conseguir emitir a GTA, causando um transtorno muito grande para o produtor, para a cooperativa e para a indústria”, alerta ao lembrar que a falta do cadastro, além dos problemas com a GTA, ainda pode gerar punições administrativas e em alguns casos até multa.

Animais para consumo próprio - As pessoas que têm em sua propriedade animais para a subsistência e/ou consumo próprio também são chamadas para a atualização do cadastro, isso com o objetivo de reforçar segurança sanitária de toda a cadeia de produção animal da região. “Aqueles que têm uma ou duas vacas, ou apenas alguns suínos para o consumo próprio, ou até mesmo um ou dois cavalos para esporte, também devem fazer a atualização do cadastro porque isso irá contribuir para a segurança e o status sanitário de nossa região e de todo o Paraná”, complementa o médico veterinário Taffarel.

Atualização na região - Os cadastros já atualizados na Adapar apresentam números, em sua maioria, abaixo dos 20%. O fiscal Taffarel, explica que historicamente a tendência é aumentar nos últimos dias, mas ele faz um aviso aos produtores, para que se antecipem no cadastro afim de evitar complicações na última semana.

Municípios do Oeste - Para alguns municípios da Região Oeste, os números (em porcentagem) dos cadastros atualizados até 19 de novembro são: Entre Rios do Oeste – 12,99; Guaíra – 4,13; Marechal Cândido Rondon – 17,13; Mercedes – 22,93; Nova Santa Rosa – 14,98; Pato Bragado – 16,78; Quatro Pontes – 26,28; Santa Helena – 13,64; São José das Palmeiras – 19,58.

Como fazer - Para realizar a atualização do cadastro, os produtores devem ter as informações sobre o número de animais, diferenciando-os entre machos e fêmeas, e idade em meses. A atualização pode ser feita nas unidades locais da Adapar ou diretamente pela internet no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br – Campanha de atualização do rebanho). E, ainda, os produtores que desejam, podem se dirigir até uma das Lojas Agropecuárias da Copagril e solicitar o apoio da equipe de atendimento e da equipe técnica no cadastro online. (Imprensa Copagril)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias