cabecalho informe

SICREDI UNIÃO PR/SP II: Apae de São Jorge do Ivaí apresenta resultados do Programa A União Faz a Vida

sicredi uniao II 04 12 2019A Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de São Jorge do Ivaí (PR), promoveu, no dia 19 de novembro, o evento de culminância do Programa A União Faz a Vida (PUFV), da Sicredi União PR/SP. Com o objetivo de apresentar o resultado dos projetos desenvolvidos durante o ano letivo, a ação reuniu alunos, familiares, educadores, representantes da instituição financeira cooperativa e o prefeito André Luiz Bovo.

Apresentações artísticas - A diretora da Apae, Marlene da Cruz Casagrande, conta que as crianças fizeram apresentações artísticas para demonstrarem a mascote do PUFV, que é a abelha por atuar de forma cooperativa, bem como os símbolos flor e mel, que representam a semeadura em novas gerações. “A experiência de apresentar ao público foi muito positiva para eles, sem contar as atividades realizadas durante o ano, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento dos alunos e para mudança de hábitos”, comenta.

Primeiro ano - Este foi o primeiro ano que a Apae de São Jorge do Ivaí utilizou a metodologia do PUFV na grade escolar. A Educação Infantil, por exemplo, optou pelo tema ‘Conhecendo algumas frutas’, já as turmas do Ensino Fundamental abordaram ‘Qualidade de vida’ e ‘Conhecer para comer bem’, e a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) focou no tema ‘Saúde e qu alidade de vida’. “A comunidade escolar se uniu para um objetivo comum e construiu coletivamente alternativas e estratégias de desenvolvimento de valores e cooperação”, destaca Marlene.

Impacto positivo - Para a gerente da agência da Sicredi União PR/SP, de São Jorge do Ivaí, Maria Aparecida Pereira, o trabalho resultou em um impacto muito positivo por também proporcionar o envolvimento da comunidade na escola. “Nutricionistas e profissionais de saúde foram lá ensinar cuidados de higiene pessoal e alimentação. São ações simples que mudam comportamentos e melh oram a q ualidade de vida, a saúde e o bem-estar não só dos alunos, mas também das famílias”, enfatiza.

Programa - O PUVF disponibiliza metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas e, a partir da adesão, os educadores recebem capacitação para aplicar o método.

Prática - Na prática, professores e alunos definem uma temática que será abordada durante o ano letivo, envolvendo o conteúdo das disciplinas. O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados.

Municípios - Atualmente, o PUFV está implantado em 72 municípios da área de abrangência da Sicredi União PR/SP, envolvendo 4.200 professores e 35 mil alunos. Somente em 2019, foram desenvolvidos 2.100 projetos. (Imprensa Sicredi União PR/SP)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias