Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias REUNIÃO INSTITUCIONAL: Coagro recebe virtualmente equipe do Sistema Ocepar

 

 

cabecalho informe

REUNIÃO INSTITUCIONAL: Coagro recebe virtualmente equipe do Sistema Ocepar

Na manhã desta quinta-feira (04/06), o presidente da cooperativa Coagro, Sebaldo Waclawovsky, membros da diretoria, gestores e funcionários, receberam de forma virtual a equipe do Sistema Ocepar em mais uma reunião institucional do Programa de Autogestão, com informações econômicas e financeiras da cooperativa. “Nos últimos anos, o cooperativismo paranaense, em média, vem crescendo mais que a economia do estado e nacional. A Coagro atingiu, em 2019, um faturamento de R$ 285,6 milhões e nas projeções que fazemos pelo Programa de Autogestão, tem potencial de chegar, em 2020, próximo de R$ 325 milhões em movimentação financeira”, frisou João Gogola Neto, coordenador da autogestão na Gerência de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, ao realizar uma apresentação detalhada dos cenários da cooperativa.

Demandas - Flávio Turra, gerente técnico da Ocepar, falou sobre as demandas atuais e pós-crise que estão pautando o trabalho de representação institucional do Sistema Ocepar junto ao Governo Federal, entre as quais a necessidade de capital de giro e para investimento, limites para tomada de crédito, e redução na taxa de juros para o Pronaf, bem como para os programas do BNDES (Procap-Agro, Prodecoop, PCa, Inovagro, Moderagro e Moderfrota). “Pelos números apresentados, a situação da Coagro é tranquila. A maioria das cooperativas teve um baque nas suas tesourarias em março e abril, pelo fato das antecipações nas vendas de soja. Diante deste quadro, a Ocepar se mobilizou para buscar capital de giro para as cooperativas, mas os juros oferecidos inviabilizaram. Agora, vamos focar no Procap-Agro do Plano Safra, entre outros programas, para auxiliar a Coagro e as demais cooperativas paranaenses”, frisou.

Sescoop-PR - Leandro Macioski, coordenador de Desenvolvimento Cooperativo, fez uma apresentação de todas as ações realizadas pelo Sescoop/PR, através de portfólio de programas e projetos do Sescoop/PR, pontuando aqueles que a Coagro está integrada. “Temos oferecidos soluções para as cooperativas neste momento de pandemia, um deles é o Capacitacoop, desenvolvido pelo Sistema OCB que pode ser acessada virtualmente. Outra ferramenta importante e que lançamos recentemente foi o Ensino a Distância (EAD), evitando o deslocamento das pessoas. Capacita-las no seu próprio ambiente de trabalho sem precisar viajar”, destacou.

Atividades - A reunião contou com a participação do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que fez um relato de todas as atividades desenvolvidas neste período de quarentena, reforçando que todas as demandas das cooperativas continuam sendo atendidas, mesmo que a equipe esteja trabalhando de forma remota. Já o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche fez a condução dos trabalhos nesta manhã.

Avaliação - O presidente da Coagro, Sebaldo Waclawovsky, avaliou a reunião de forma positiva. “Em poucas horas pudemos ter um cenário completo, não só sobre nossa cooperativa, através do Programa de Autogestão, mas, também, sobre todas as ações que estão sendo realizadas a nível de estado e naquilo que nos interessa em Brasília. Nossa cooperativa tem um plano de trabalho que está sendo conduzido, mas que depende de liberação de recursos”, frisou. Para o dirigente, as cooperativas e seus cooperados atuam num setor que é impactado pelas intempéries. “Somos uma indústria a céu aberto e quem produz alimento, como nós, sempre terá um espaço e vamos em frente para enfrentar este problema que não imaginávamos que iria acontecer”, finalizou.

#agronegocio#agricultura;#agronegocio#pecuaria;#agronegocio#agroindustria;#eventos;

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias