Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR II: Somoscoop seleciona dois projetos da cooperativa

 

 

cabecalho informe

COCAMAR II: Somoscoop seleciona dois projetos da cooperativa

Dois projetos da área de sustentabilidade da Cocamar, o Cultivar e o Vida Segura, foram selecionados para o Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão e farão parte do Compêndio de Boas Práticas de Governança e Gestão 2020/2021 a ser publicado pelo Sescoop Nacional e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Boas práticas - O Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão ocorre a cada dois anos e é o resultado do Programa de Desenvolvimento de Gestão Cooperativa (PDGC). Por meio dele, é possível destacar as boas práticas e promover a troca de iniciativas entre as cooperativas reconhecidas, no Workshop de Boas Práticas e Governança de Gestão, realizado no ano seguinte ao da premiação. Além disso, as boas práticas passam a compor o Compêndio referente a cada ciclo de PDGC.

Cultivar - O projeto Cultivar é uma iniciativa socioambiental que já conquistou prêmios nacionais importantes e, desde 2006, quando teve início, é considerada uma referência no Paraná, sendo mantida pela Cocamar em parceria com a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Nele, 38 alunos com deficiência múltipla e intelectual são lotados em 2 viveiros (em Maringá e Rolândia), garantindo a eles salários e benefícios, além do desenvolvimento pessoal com a participação do PCD no orçamento familiar, nas decisões de compras, na possibilidade de realização de sonhos e na socialização com outras pessoas.

Vida segura - Por sua vez, inovando na segurança dos colaboradores, o Projeto Vida Segura, implantado em abril de 2018, promoveu significativa redução do número do que define como “ocorrências de comportamentos inseguros” na condução de veículos, por meio da instalação de um sistema de telemetria. O equipamento faz o reconhecimento do condutor, a partir de um banco de imagens, permitindo vários outros dados para o controle da frota, entre os quais o horário de uso, o total de quilômetros rodados, a trajetória do veículo e a velocidade compatível com a sinalização da via. Durante o deslocamento, o condutor é informado por um sinal intermitente ou contínuo, caso não esteja seguindo as regras estabelecidas nas diretrizes de direção defensiva a cooperativa.

Esforço - Ao fazer a comunicação de que os dois projetos da Cocamar estavam selecionados, o Sescoop Nacional/OCB destacou: “Parabenizamos pelo esforço na busca da melhoria de seus processos de Governança e Gestão, mas principalmente pelo compartilhamento de suas melhores práticas. Tenha certeza de que essa ação contribui para o fortalecimento do Cooperativismo em nosso país”.

Premiada - Em 2019, a Cocamar foi reconhecida na categoria Ouro na 4ª edição do Prêmio Somoscoop Excelência em Gestão. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias