Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias DIA C I: Aline Castro fala como lidar com a ansiedade em tempos de mudanças e incertezas

 

 

cabecalho informe

DIA C I: Aline Castro fala como lidar com a ansiedade em tempos de mudanças e incertezas

A palestra com a jornalista, coach, e mestre em inteligência emocional, Aline Castro, foi o destaque da live desta terça-feira (07/07), dentro da programação da Semana da Cooperação promovida pelo Sistema Ocepar, em continuidade às comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo e do Dia C – Dia de Cooperar. O evento, com transmissão ao vivo pela TV Paraná Cooperativo, está sendo comandado pelo palhaço Alípio e conta com interpretação na linguagem de sinais Libras, feita pelo profissional Ivan de Souza.

Sobre a palestrante - Aline Castro é mestre em inteligência emocional e possui ainda outras formações no Brasil, Estados Unidos e Índia, nas áreas da psicologia, comportamento e neurociência. Ela é jornalista, viveu na Alemanha, foi correspondente na Itália e repórter da TV Globo no Rio de Janeiro. Hoje, a Aline é professora da FGV, faz treinamentos e palestras em organizações.

Mudanças e incertezas - Diante da pandemia, as pessoas precisam se acostumar a um novo normal e isso tem gerado muita ansiedade. “O que fazer para não enlouquecer nesse cenário? Meu objetivo hoje é estabelecer algumas estratégias e também transmitir um pouco do conhecimento que venho absorvendo nesses últimos 10 anos do meu trabalho”, disse Aline. “Antes, como jornalista, eu contava histórias. Hoje, eu entendo como as histórias são estruturadas na nossa cabeça e como a gente faz para mudar essas histórias da nossa vida, quando a gente trata de padrões negativos, repetitivos, que machucam a gente e machucam outros. Acredito que o nosso papo de hoje vai ajudar você a ter mais clareza de como a gente se estrutura como líderes melhores, como seres humanos melhores, seja pai, mãe, filhos, irmãos, amigos melhores”, comentou. Confira alguns trechos da fala de Aline Castro na live de ontem:

Cooperativismo - “Fico sempre feliz em falar com o público das cooperativas porque é como voltar um pouco para casa. Nasci no interior do Paraná, então, desde criança estou envolvida nessa lógica dos princípios cooperativistas. E eu acredito muito nisso. Acredito que a nossa sociedade deve evoluir para sistemas mais colaborativos de organização social e as cooperativas vêm na vanguarda disso”.

Ansiedade - “Este formato do evento de hoje já é uma resposta à questão de como que o mundo pode lidar com as mudanças que devem vir pela frente. E algumas vem para ficar. Um exemplo é a educação remota. A ansiedade surge muito em cenários de incertezas. A ansiedade e depressão já são duas das doenças mais medicadas da humanidade. Um relatório da Organização Mundial da Saúde apontou o Brasil, no ano passado, como o país mais ansioso do planeta. Por aqui, quase 10% da população se medida por algum transtorno de ansiedade. E isso é muito fruto do momento que estávamos vivendo, do uno inadequado das tecnologias.”

A sociedade do conhecimento - “Estamos num processo de transição. O mundo está mudando e estamos sentindo os efeitos disso. Estamos numa transição de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. Numa sociedade industrial, as coisas eram mais simples, as mudanças demoravam mais para acontecer. E na sociedade do conhecimento, essa mudança é complexa, veloz, imprevisível. Exige que a gente se reinvente muito, e isso gera muita ansiedade. Os teóricos chamam esse mundo de VUCA, uma sigla em inglês para um mundo que é volátil, incerto, complexo e ambíguo”.

Assuma a autorresponsabilidade - “A autorresponsabilidade é a grande chave da inteligência emocional. É ter autoconsciência, assumir o comando da nossa vida, tomar conta dos nossos assuntos, no lugar de ficar preocupado com aquilo que os outros pensam de nós ou aquilo que vai acontecer no mundo, e que é alheio a gente. Para assumir isso, com verdade e crescimento, é preciso ter humidade de compreender que a gente entende muito pouco a respeito do mundo. A gente tem a mania de achar que é o dono da verdade, que o nosso jeito de fazer as coisas é o melhor. Mas tem que ter humidade de saber que pouco sei”.

Live completa - Para conferir tudo o que a Aline Castro disse que sobre as incertezas que estamos vivendo e como lidar com tudo isso, acesse o Canal TV Paraná Cooperativo no Youtube. Aproveita e ativa o sininho, se inscreve no canal.

Matéria de rádio - A palestra também é pauta da Rádio Paraná Cooperativo. O trecho destacado na matéria aborda a importância do cuidado consigo próprio. “A gente não dá aquilo que não tem”, destaca Aline Castro.  Ouça aqui.

Programação - A Semana da Cooperação se estende até sexta-feira (10/07), com apresentações culturais e ações solidárias realizadas pelas cooperativas paranaenses para marcar o Dia C. Na quinta-feira (09/07), o professor José da Paz Cury será o palestrante do dia. Ele vai discorrer sobre “Cooperativismo, a moeda do terceiro milênio”, também às 14h. Cury é formado em Administração de Empresas, atua como palestrante e consultor nas áreas de Desenvolvimento Humano, Cooperativismo, Associativismo, Sindicalismo e Remuneração. Há mais de 40 anos tem se dedicado a cuidar dos talentos humanos nas empresas e já atuou em mais de 800 organizações de todo o país, contemplando 150 mil pessoas ao longo desse período.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias