Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SAÚDE III: Leitos exclusivos Covid-10 já receberam mais de 11 mil pacientes

 

 

cabecalho informe

SAÚDE III: Leitos exclusivos Covid-10 já receberam mais de 11 mil pacientes

saude III 05 08 2020Dados da Secretaria da Saúde do Paraná apontam que mais de 11,1 mil pacientes já foram internados nos leitos exclusivos Covid-19, desde o início da pandemia e até segunda-feira (03/08). O levantamento realizado pela equipe de Regulação de Leitos da Secretaria mostra que 130 dias após a implantação deste atendimento exclusivo, o Estado já disponibilizou 2.742 leitos. Inicialmente o número era de 264 no total. Atualmente o Paraná possui 1.074 leitos de UTI Adulto, 1.549 de enfermaria, 49 de UTI Pediátrica e 70 de enfermaria também Pediátrica.

Hospitais - No total, 54 hospitais estão incluídos no plano. O secretário da Saúde, Beto Preto, explica que a estratégia de oferta de leitos exclusivos faz parte do plano de fortalecimento da rede hospitalar. “No Paraná, o Governo do Estado optou pela ampliação da estrutura hospitalar já existente, fortalecendo a rede própria e também evitando a disseminação do vírus nas unidades de saúde, pois o paciente fica isolado. Essa estrutura é praticamente uma nova rede”, disse Beto Preto.

Unidades próprias - Três hospitais regionais que estavam em construção tiveram suas obras adiantadas e foram inaugurados para atendimento exclusivo à Covid-19. Após a pandemia, eles atenderão outras especialidades.

Soma - Somando essas as três unidades - de Guarapuava, Ivaiporã e Telêmaco Borba – são 55 leitos de UTI Adulto e 140 enfermarias à disposição de casos suspeitos ou confirmados com coronavírus.

Ampliação - O Paraná chega, neste período da pandemia, com a ampliação da rede, muito próximo do número de leitos já existentes e habilitados nos últimos 30 anos. Além dos hospitais regionais, o Governo do Estado também reforçou a estrutura dos hospitais universitários, contratualizou serviços com hospitais públicos, filantrópicos e privados.

Nova estrutura - “Montamos praticamente uma nova estrutura hospitalar. É como se o Paraná, em 130 dias, tivesse quase dobrado o número de leitos já existentes pelo Sistema Único de Saúde neste período. Ou seja, é um esforço muito grande da nossa estratégia, sob orientação do governador Ratinho Júnior”, acrescentou o secretário. (Agência de Notícias do Paraná)

FOTO: Geraldo Bubniak / AEN

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias