cabecalho informe

INTEGRADA: Do ensino à prática

integrada 01 10 2020A Cooperativa Integrada acaba de fazer uma parceria inédita com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Campus Londrina para o programa Desafio PUC Empresas. A iniciativa da Universidade visa buscar soluções para problemas do dia a dia das instituições e, ao mesmo tempo, proporcionar treinamento prático aos estudantes.

Soluções - Os participantes irão desenvolver soluções que visam otimizar a produção de biogás e utilização do efluente final na Unidade Industrial de Milho (UIM) da cooperativa, localizada em Andirá (PR). O Desafio foi lançado em uma transmissão ao vivo (Live), no final deste mês.

Seleção - O projeto selecionará 20 estudantes dos cursos de administração, ciências contábeis e engenharia da produção para contribuir com a Integrada no processo de potencialização da produção de biogás e possível utilização do efluente final como biofertilizante.

Aproximação - Durante a abertura do Desafio, o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, ressaltou a importância da parceria entre as empresas e as universidades. “É importante aproximar a academia das empresas. Isso é muito comum em outros países e empresas e universidades ganham com soluções inovadoras e a produção de conhecimento”, observa o superintendente.

Apresentação - Durante a transmissão, o gerente da UIM, Igor Beno Bourscheidt, apresentou a indústria e o processo de produção de biogás. Ao todo, a unidade possui cinco biodigestores para a produção de biogás. O produto alimenta um gerador de capacidade de 240 Kwh. Hoje, o biogás é o responsável pela alimentação de 5% da energia consumida na indústria, o que gera uma economia de R$ 50 mil por mês.

Desafio - Bourscheidt afirma que o desafio proposto aos estudantes é buscar soluções que ajudem a aumentar a produção de biogás, melhorar a qualidade e quantidade de metano da estação de tratamento e encontrar outras soluções economicamente e ambientalmente corretas para destinação dos gases gerados durante o processo. Ressalta também, a possibilidade de obtenção de um novo produto gerado através do tratamento de efluente para adubação, atendendo as demandas de produtos orgânicos em sintonia com os projetos de sustentabilidade da cooperativa.

A UIM - A Unidade Industrial de Milho tem a capacidade estática de 30 mil toneladas de milho. Só neste ano, a indústria processará 3,6 milhões de sacas. Os produtos da UIM são utilizados em diversos setores da indústria de alimentos e bebidas, como cereal matinal, cervejaria, panificação, biscoitos, massas, amidos, gorduras vegetais, rações e até mesmo na mineração e na produção de fertilizantes. 70% da produção vai para o mercado interno e 30% para exportação.

Rentabilidade - A unidade industrial de milho é uma das três indústrias da Integrada, que foram criadas com objetivo de gerar maior rentabilidade para os cooperados. Além da indústria de milho, a Integrada produz rações para animais de produção e alimentos para pets, em Londrina (PR), e suco concentrado de laranja, na indústria de sucos instalada em Uraí (PR). (Imprensa Integrada)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias