cabecalho informe

MÍDIA: Em entrevista à CBN Curitiba, gerente do Sescoop/PR fala sobre o protagonismo feminino no cooperativismo

midia 17 11 2020A gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), Maria Emília Pereira, concedeu, nesta segunda-feira (16/11), entrevista à rádio CBN Curitiba sobre a participação das mulheres no cooperativismo paranaense. De acordo com ela, o protagonismo feminino está expandindo no setor, mas ainda há um grande espaço a ser conquistado. “As cooperativas estão, cada vez mais, se preocupando com iniciativas voltadas ao empoderamento feminino, desenvolvendo atividades, dentro da organização do quadro social, incentivando as mulheres para que elas assumam mais papéis dentro das organizações e na sociedade. A gente percebe isso nos ramos agropecuário, crédito e saúde, por exemplo. Entendemos esse cenário como extremamente positivo. No Sescoop/PR temos, inclusive, recebido muitas demandas e estamos contribuindo para a construção de cursos e programas de capacitação e formação de lideranças femininas dentro das cooperativas”, afirmou. Ainda de acordo com ela, em 2020, as mulheres cooperativistas já respondem por 48% das participações nos cursos e treinamentos promovidos com apoio da entidade.

Números - Maria Emília também apresentou outros números. “No Brasil, são pouco mais de 1.900 presidentes em cooperativas, sendo que 256 são mulheres. É um número ainda tímido e temos condições de elevar a participação das mulheres nos cargos de governança. No Paraná, nas pouco mais de 220 cooperativas, temos 11 mulheres ocupando a função de presidente, 96 conselheiras fiscais e 76 integrantes de diretorias.”

Revista PR Cooperativo - Ao final da entrevista, a gerente do Sescoop/PR lembrou que o protagonismo feminino no cooperativismo paranaense é tema da última edição da revista Paraná Cooperativo, produzida pela Assessoria de Comunicação do Sistema Ocepar. Clique aqui para conferir o conteúdo.

Clique aqui e confira na íntegra a entrevista da gerente do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira, à rádio CBN Curitiba

FOTO: Memed Nurrohmad / Pixabay

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias