cabecalho informe

COCAMAR: Projeto inovador é apresentado em Encontro

Um projeto piloto inovador de agricultura digital que tem o suporte de estações meteorológicas e foi conduzido neste ano pela cooperativa Cocamar e parceiros, fez parte dos assuntos discutidos na manhã de quarta-feira (25/11) durante o Encontro Nacional das Cooperativas Agropecuárias (Enca), promovido pelo Grupo Conecta. Com uma programação totalmente online, o evento começou na terça-feira (24/11) e prosseguiu até quinta-feira (26/11).

Estações - De acordo com a apresentação feita pelo gerente técnico da cooperativa, Rafael Furlanetto, foram instaladas dez estações meteorológicas em propriedades de cooperados produtores de trigo, na região norte do Paraná, durante o último período de inverno.

Monitorar - O gerente explicou que o objetivo foi fazer o monitoramento de doenças que afetam a cultura, sendo que cada unidade cobriu um raio de 20 quilômetros: “A estação funciona coletando dados climáticos de hora em hora e, por meio de cálculos matemáticos, verifica o risco de ocorrência de doenças, entre as quais a ferrugem”.

Tomada de decisão- Com base nas informações, um profissional faz a vistoria das áreas, possibilitando que técnicos e produtores, ao acessarem um aplicativo, tenham ideia do potencial de severidade para tomar a decisão quanto ao controle preventivo. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias