Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias SAÚDE V: Paraná soma 1.192 casos de dengue registrados a partir de agosto

 

 

cabecalho informe

SAÚDE V: Paraná soma 1.192 casos de dengue registrados a partir de agosto

saude V 02 12 2020A Secretaria da Saúde do Paraná divulgou, nesta terça-feira (01/12), o boletim semanal da dengue e confirma 132 novos casos da doença. O Estado soma agora 1.192 casos no período epidemiológico que teve início em agosto.

Autóctones - Deste total, 905 são ocorrências autóctones, ou seja, as pessoas foram contaminadas nas cidades de residência. Hoje, 158 municípios paranaenses apresentam casos confirmados. O informe apresenta 12.303 notificações para a dengue - 1.217 a mais que na semana anterior.

Ações- A Secretaria de Estado da Saúde segue realizando ações de enfrentamento da dengue, principalmente, com a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento dos usuários da rede de saúde pública.

Evento - Nesta terça-feira (02/12), a partir das 19h, a Secretaria participará de evento online do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), sobre “Tópicos seletos relacionados à Dengue”. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, e o médico Enéas Cordeiro de Souza Filho, da Vigilância Ambiental, representarão a secretaria no encontro.

Webconferência - Na quinta-feira (03), a Secretaria da Saúde encerra o ciclo de webconferências sobre atualização dos manuais de manejo clínico da doença na Urgência e Emergência e sobre a integração das áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde no atendimento e orientações aos usuários do SUS.

Outubro - Os encontros, promovidos pela Divisão de Atenção e Vigilância em Saúde, começaram em outubro e já reuniram mais de 800 trabalhadores conectados em tempo real e cerca de 5.100 visualizações no canal do Youtube da Secretaria.

Nota orientativa - Na última quarta-feira (25/11), foi publicada a Nota Orientativa número1, com indicações sobre a Organização da Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento da dengue no Paraná. O documento apresenta informações importantes para a organização e funcionamento dos serviços de saúde em todos os níveis de atenção e pode ser acessado no site da secretaria (saúde.pr.gov.br).

Conscientização - “Além das ações para atualização e integração dos profissionais, precisamos conscientizar uma parcela maior da população para o combate da dengue nas residências, a eliminação dos criadouros nos ambientes domésticos é fundamental nesta batalha para contra o mosquito Aedes aegypti”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.

Ministério - O Ministério da Saúde promoveu na última semana reunião com as secretarias estaduais para apresentar dados nacionais sobre a doença no período 2019/2020.

País - Entre as semanas 01 a 46, com início em 29 de dezembro de 2019 e finalizada no dia 23 de novembro, o país somou 971.136 casos prováveis, sendo 91,7% concentrados nos estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso.

Óbitos - São 528 óbitos confirmados e mais 207 seguem em investigação. Deste total, 401 aconteceram no Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul. No período anterior, entre agosto de 2019 e julho de 2020, o Paraná registrou 227 mil casos e 177 óbitos pela doença confirmados. (Agência de Notícias do Paraná)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias