Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PR COOPERATIVO: Revista mostra adaptação das cooperativas aos desafios causados pela pandemia

 

 

cabecalho informe

PR COOPERATIVO: Revista mostra adaptação das cooperativas aos desafios causados pela pandemia

pr cooperativo 25 01 2021A matéria de capa da edição 186 da Revista Paraná Cooperativo tem como tema a reação do setor cooperativista diante das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus. As 217 cooperativas paranaenses vinculadas ao Sistema Ocepar se mantiveram firmes, desempenhando atividades essenciais, e finalizaram 2020 alcançando os objetivos previstos no PRC100, o planejamento estratégico do cooperativismo. Atuando em sete diferentes ramos – agropecuário, saúde, crédito, transporte, infraestrutura, consumo e trabalho, produção de bens e serviços -, as cooperativas do Paraná reúnem mais de 2,5 milhões de cooperados e mais de 116 mil funcionários.

Empregos -“Apesar das dificuldades econômicas que a pandemia causou, das quais ninguém esteve imune, as cooperativas do Paraná geraram quase 10 mil novos empregos em 2020”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Segundo o dirigente, para continuar em atividade, as cooperativas precisaram se adaptar à realidade. “Se não pudemos parar, porque nossas atividades são essenciais, tivemos que aperfeiçoar nossa forma de trabalhar, com mais segurança e cuidado com a saúde”, acrescentou.

Investimentos - Ainda de acordo com ele, o apoio ao cooperado foi mantido, os empregos foram preservados e os investimentos previstos não foram interrompidos, principalmente em infraestrutura e agroindústria, tão necessários para atender à crescente demanda por alimentos nos mercados brasileiro e internacional. “O ano de 2021 será também desafiante. No primeiro semestre, ainda estamos enfrentando a pandemia e acompanhando os avanços no processo de vacinação”, observou.

Esperança - Na opinião do dirigente, há razões para acreditar em dias melhores, com a imunização da população e a retomada da economia. “Gradativamente, o Brasil vem conquistando liderança na oferta mundial de alimentos. Temos que saber lidar com essa nova realidade e valorizar o que é nosso, combatendo falsas informações que circulam a nosso respeito, fomentadas pela concorrência comercial que se estabeleceu no mundo”, disse.

Entrevista - O entrevistado especial da edição 186 é um dos nomes mais conhecidos da comunicação brasileira. Fundador da consultoria N Ideias, Nizan Guanaes é estrategista de comunicação das principais marcas do Brasil. O publicitário classificou a pandemia da Covid-19 como um “festival de horrores”, mas também como um momento de transformação e de renovação. Nizan salientou que não podemos ter medo e nem virar as costas para o futuro, mas “olhá-lo de frente”. E argumentou que não se pode usar a pandemia “para enfiar a cabeça no problema, quando, na verdade, temos é de enfiar a cabeça na solução, para sairmos renovados, renascidos, como Fênix”.

Matérias - A edição de janeiro/fevereiro da Revista Paraná Cooperativo traz matérias sobre formação, com mais uma turma de dirigentes de cooperativas do Paraná e dos Sistemas Ocepar e OCB, que participou do programa desenvolvido em parceria com o MIT. Também relata que a entidade lançou portfólio digital para divulgar o trabalho realizado pelas cooperativas do ramo transporte. A revista faz justa homenagem a José Gerardo Fontelles, falecido em 31 de dezembro, que contribuiu com o setor em momentos decisivos. A publicação relata também notícias de relevância sobre as cooperativas paranaenses nos mais diversos ramos.

Clique aqui para conferir a íntegra da edição 186 da revista Paraná Cooperativo

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias