cabecalho informe

COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

cooperativismo 05 03 2021Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras. A edição desta semana traz detalhes sobre temas que têm movimentado o Congresso Nacional nos últimos dias, com destaque para a votação da PEC Emergencial e as atualizações sobre a Reforma Tributária, fazendo uma análise especial sobre os impactos dessas movimentações no coop. Há ainda as notícias de destaque da semana que são importantes para o nosso movimento. Confira!

Análise Política - A aprovação da PEC Emergencial marcou uma semana decisiva no Congresso Nacional. Do ponto de vista político, a PEC traduz o espírito reformista do atual Congresso e traz algumas sinalizações importantes em relação à pauta econômica para os próximos meses. Clique e confira quais são os principais pontos de atenção da matéria para o cooperativismo! Acesse a Análise Política

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores!

Análise Tributária - Continuam as negociações entre os presidentes do Senado, da Câmara e o relator na Comissão Mista, principais atores envolvidos na discussão da Reforma Tributária atualmente, para apresentação do texto que será votado pelo Congresso Nacional.

Sinalização - O deputado Arthur Lira, presidente da Câmara de Deputados, sinalizou que o parecer da Reforma Tributária está praticamente pronto e que o tema deverá ganhar força novamente depois da votação da PEC Emergencial, que foi concluída nesta quinta-feira (04/03) pelo Senado e segue para apreciação dos deputados. O objetivo é não dividir a atenção e, com isso, não prejudicar os debates sobre dois assuntos tão importantes na pauta.

Discussão - Tanto o senador Rodrigo Pacheco quanto o deputado Arthur Lira avaliam que a Reforma Tributária deve ser discutida por um período maior de tempo, por ser um tema mais delicado e de difícil consenso. “É uma discussão mais técnica, mais apurada, com efeitos mais contundentes para a economia, que detém uma gama de inquietudes, que precisam ser bem esclarecidas, com interesses de muitos entes, Estados, municípios, setores produtivos, varejo e serviços”, afirmou Lira.

Crédito debate casos de sucesso no mundo - Compartilhar conhecimentos e experiências de sucesso mundo afora. Esse é o objetivo do workshop internacional Cooperativas de crédito: novos modelos de negócios, realizado pelo Sistema OCB junto com o Banco Central. O evento virtual começou nesta terça-feira e segue até quinta (04/03). Leia mais!

Indefinição sobre Convênio 100 preocupa coops - O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), composto por secretários de Fazenda dos 26 estados e Distrito Federal, decidiu adiar, nesta sexta-feira (26), a decisão sobre a prorrogação ou não dos Convênios 100/1997 e 52/1991. A decisão será tomada na próxima reunião do colegiado, prevista para o dia 12 de março. Leia mais!

Clique aqui para conferir o Panorama Coop

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias