cabecalho informe

8 DE MARÇO: Sistema Ocepar homenageia as mulheres do cooperativismo

8 de marco 08 03 2021Nesta segunda-feira (08/03), Dia Internacional da Mulher, o Sistema Ocepar parabeniza especialmente as cooperadas, esposas e filhas dos cooperados, a liderança feminina, as colaboradoras e jovens, enfim, todas as mulheres ligadas direta ou indiretamente ao cooperativismo. O movimento cooperativista conta com uma relevante participação feminina, que aumenta cada vez mais o seu protagonismo e contribui para que as cooperativas prossigam atuando de forma diferenciada, mantendo seus valores e princípios em todos os lugares onde está presente. No Paraná, elas respondem por 45% dos empregos gerados pelas cooperativas e por 54% do quadro social. Há mulheres atuando nos sete ramos do cooperativismo. Outro destaque é a participação delas nos postos de liderança: são aproximadamente 96 conselheiras fiscais, 76 integrantes em diretorias e 11 mulheres atuando como presidentes de cooperativas no Paraná. E existe ainda um grande espaço a ser conquistado. Para o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, a melhor forma de apoiar as mulheres do cooperativismo é por meio da formação. E elas já representaram em torno de 48% das participações em cursos, treinamentos, palestras e outros eventos de formação, capacitação e promoção social promovidos com o apoio do Sescoop/PR.

Missão - “No Paraná, o cooperativismo agrega mais de 2,5 milhões de pessoas. Como manter todos unidos sem a participação da liderança feminina? Eu acho impossível. Então, temos que dar condições para que elas se entusiasmem e levem essa missão para frente”, afirma. “Queremos investir nas pessoas, para que elas tenham condições de assumir qualquer posição dentro de uma cooperativa porque o fato de 11 mulheres hoje estarem na função de presidentes é uma decorrência da evolução de onde elas estavam. Isso é natural. Se você está preparada e disposta, alguma oportunidade vai surgir. Dessa forma, vamos nos preparar, vamos investir em nós. Esse é o propósito do Sescoop/PR e da Ocepar”, acrescentou.

Clique aqui e confira a edição de outubro de 2020 da revista Paraná Cooperativo, que traz exemplos de mulheres que estão fazendo a diferença no cooperativismo paranaense

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias