Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR I: Presidente da cooperativa destaca união pelo associativismo em mesa redonda na Acim

 

 

cabecalho informe

COCAMAR I: Presidente da cooperativa destaca união pelo associativismo em mesa redonda na Acim

Ao participar, na segunda-feira (05/07), de uma Mesa Redonda promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), que reuniu representantes do poder público, do cooperativismo estadual e lideranças de cooperativas sediadas na cidade para falar sobre o tema Associativismo, o presidente executivo da Cocamar, Divanir Higino, afirmou que “Maringá, pela força e a união de suas organizações associativistas, merece ser aclamada como a Capital Nacional do Associativismo”.

Título - A cidade está reivindicando oficialmente o título que tramita para análise na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, conforme informou o deputado federal Luiz Nishimori, no mesmo evento, que contou também com a intervenção do senador Flávio Arns, apoiador da iniciativa. “O associativismo faz parte do DNA de Maringá”, ressaltou o senador. Ambos, e também o deputado federal Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, participaram virtualmente, a exemplo de Divanir.

Semana do Cooperativismo - O presidente da Cocamar destacou a realização da Semana do Cooperativismo, cujo ponto de partida foi sábado (03/07), Dia Internacional do Cooperativismo), ocasião em que 10 cooperativas locais, de diversos ramos, se uniram para promover o Dia de Cooperar e apoiar 5 entidades assistenciais.

Diferenciais - Também foram citados pelo dirigente os diferenciais da cidade, reconhecida pela qualidade de vida da população, sendo, de acordo com publicações especializadas, uma das melhores do país para se viver e investir. Ele comentou, ainda, sobre o exemplar trabalho realizado pela Acim, sob a liderança do jovem Michel Felippe Soares. Com mais de 5 mil associados, a entidade é uma referência nacional, assim como o Codem (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá, que atua em apoio à gestão pública). Divanir valorizou, também, “a profícua parceria que há, de longa data, entre todas as entidades representativas locais, trabalhando por uma sociedade mais justa e mais solidária”.

Campanha - Ele lembrou que a Campanha União Solidária, promovida há anos pela Cocamar e a Sicredi União PR/SP, já resultou na captação de mais de R$ 20 milhões que atenderam centenas de entidades assistenciais situadas nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. E afirmou: “Setenta e cinco por cento dos cooperados da Cocamar são pequenos produtores e graças a essa união em torno da cooperativa, eles conseguem permanecer e prosperar em seus negócios.”

Outras - Ainda a respeito da Cocamar, Divanir ressaltou que a cooperativa promoveu o surgimento de várias outras, ao longo de sua história. Em 1983, o então presidente Constâncio Pereira Dias apresentou a um grupo de médicos da cidade, seus amigos, a sugestão de seguirem o modelo da Unimed – cooperativa de profissionais médicos - que já havia em Londrina e Curitiba. Em 1985, a Cocamar instituiu a sua cooperativa de crédito, a Credimar, que mais tarde seria a Sicredi União PR/SP, hoje a terceira maior em seu setor no Brasil. Em 1992, com o apoio da Ocepar, fez surgir a Unicampo, hoje a maior cooperativa de prestação de serviços de agronomia em território nacional. E, na última década, estimulou a estruturação da Pluricoop, formada por profissionais especializados em cooperativismo.      

Mesmo propósito - “Estamos unidos pelo mesmo propósito e, com essa força, podemos fazer algo muito maior”, afirmou o presidente executivo da Cocamar, salientando: “Queremos mais que um título de Capital Nacional do Associativismo, nosso objetivo é as ações sejam ampliadas e replicadas, atendendo a um número maior de pessoas”.

Energias renováveis - Em seu pronunciamento, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, adiantou que Maringá, além das 9 cooperativas instaladas do município, já conta também com a Coen, estruturada para atuar com energias alternativas, e uma outra que ainda vem sendo formada por artistas locais. “Maringá se fortalece cada vez mais como uma referência nesse setor”, frisou Ricken.

Presenças - A Mesa Redonda organizada pela Acim contou com a presença do prefeito Ulisses Maia, o apoiador Flávio Vicente e, além da Cocamar, de dirigentes da Sicredi União PR/SP, Sicoob, Unimed, Unicred e Unicampo. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias