cabecalho informe

OCEPAR: Diretoria referenda projetos estruturantes do planejamento estratégico PRC200

Durante a 25ª reunião da atual gestão da diretoria da Ocepar, realizada através de videoconferência na tarde desta quinta-feira (08/07), foram referendados os 17 projetos estruturantes do novo Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC 200) do cooperativismo paranaense. O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez a apresentação das 17 propostas estruturantes, concebidas por meio de entrevistas com 25 presidentes de cooperativas, 10 especialistas de mercado, 100 executivos de cooperativas e durante reuniões, fóruns e encontros específicos para debater a nova etapa do planejamento estratégico, que tem como uma de suas principais metas dobrar o faturamento do setor, que em 2020 atingiu R$ 115,7 bilhões.

Fórum dos Presidentes - Ao detalhar cada uma das propostas, Ricken destacou que o assunto também será levado para o conhecimento de todas as lideranças, durante a realização do Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses que será realizado no próximo dia 22 de julho. “O PRC200 nada mais é do que a soma de todos os planejamentos individuais das nossas 217 cooperativas filiadas, com foco no desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. Esses projetos estruturantes serão os pilares para que possamos alcançar os resultados esperados, como foi com o PRC100”, destacou.

Projeção - “Num cenário otimista, conseguiríamos dobrar a atual movimentação financeira no ano de 2025. Já num cenário realista seria em 2026 e num pessimista em 2029. Tudo dependerá do grau de comprometimento de todos para que este novo desafio seja alcançado no momento oportuno e de forma sustentável”, lembrou Ricken. O dirigente destacou que as propostas estão sendo encaminhadas para as cooperativas também darem suas contribuições.

Projetos - O dirigente lembrou que todos os projetos têm como alicerce fatores econômicos, educacionais, inovação, socioambiental e de  cooperação. Os projetos apresentados na reunião foram: 01 – representação parlamentar; 02 – representação e defesa das relações trabalhistas e sindicais; 03 – câmara de mediação e arbitragem do cooperativismo; 04 – econômico-financeiro; 05 – comunicação; 06 – mercado internacional; 07 – alianças estratégicas; 08 – plano de previdência privada do cooperativismo; 9 – intercooperação; 10 – certificação de cooperativas; 11 – desenvolvimento dos profissionais; 12 – desenvolvimento das pequenas cooperativas; 13 – desenvolvimento da inovação; 14 – centro de excelência da governança e gestão; 15 – energia; 16 – modal logístico e 17 – compartilhamento de T.I.

Foco - Ao referendar as propostas, os diretores elogiaram o trabalho realizado no levantamento dos projetos e que todos eles estão focados nos interesses das cooperativas dos mais diversos ramos de atuação. Os dirigentes lembraram o grande desafio que existe na implementação e execução do PRC200. “É um desafio muito grande. Destaco a sustentabilidade, pois agora a moda é o ESG – ambiental, social e governança é algo que necessita”, frisou Jorge Karl, presidente da cooperativa Agrária.

Paraná - A reunião da diretoria também contou com a participação do vice-governador Darci Piana que falou sobre as inúmeras parcerias que estão sendo realizadas pelo atual governo e o sistema cooperativista paranaense. “Como vice-governador estou fazendo meu papel que é intermediar os interesses do setor privado com o governo. Esta integração que está existindo no Paraná entre as cooperativas com o governador Ratinho Júnior, está sendo possível se planejar melhor para o que acontecerá no futuro. Caminhamos de mãos dadas com o cooperativismo e o agronegócio que tem sido um dos principais setores da nossa economia”, lembrou.

Expo Dubai - Na ocasião, Darci Piana faltou sobre o apoio que o Paraná está dando para que os mais diversos setores representativos possam participar da Feira de Dubai. “Uma grande oportunidade para que nossas cooperativas possam mostrar o que realizam e o que podem fornecer para os países árabes. Em especial neste momento com o novo status do nosso estado ser livre de aftosa. Poder mostrar para o mundo o que realizamos em termos de sustentabilidade e qualidade”, frisou o vice-governador. O presidente da Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), José Eduardo Bekin deu mais detalhes aos diretores da Ocepar sobre a Expo Dubai, exposição mundial que acontecerá nos Emirados Árabes Unidos entre 1 de outubro deste ano e 31 de março de 2022. Também foi apresentado a diretoria a Feira da Arabia Saudita por Anderson Colatto. Ambos os eventos acontecerão de forma digital e que poderá colocar nossas cooperativas na vitrine dos principais compradores do mundo.

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias