Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MERCADO: Soja inicia semana com forte queda em Chicago com 2ª feira de aversão ao risco nos mercados

 

 

cabecalho informe

MERCADO: Soja inicia semana com forte queda em Chicago com 2ª feira de aversão ao risco nos mercados

mercado 20 09 2021A semana começa com baixas intensas para os preços da soja na Bolsa de Chicago. Por volta de 7h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (20/09), as cotações recuavam entre 14 e 16,75 pontos nas posições mais negociadas, levando o novembro a US$ 12,68 e o maio a US$ 12,86 por bushel.

Colheita nos EUA - O mercado segue acompanhando o início da colheita nos EUA, que conta com condições favoráveis de clima aos trabalhos de campo, e também o começo do plantio da safra 2021/22 do Brasil, que espera colher uma safra recorde nesta temporada, também dependendo do cenário climático.

Produtividade - Segundo o diretor do Grupo Labhoro, Ginaldo de Sousa, os traders acompanham os relatos de produtividade norte-americanos para confrontá-los com o último relatório mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos).

Projeção - "Produtores falam de soja abaixo de 50 bushels por acre, exatamente como a Labhoro vem anunciando baseado nas condições de lavouras boas/excelentes, que estão piores que na safra passada e que, matematicamente, não podem ter produtividade superior", explica Sousa.

Aversão ao risco - Além dos fundamentos, a aversão ao risco no mercado financeiro global, com todas as commodities e índices acionários recuando nesta segunda. Entre os fatores de pressão estão o futuro dos juros nos EUA, no Brasil, preocupações com a chinesa Evergrande, avanço da variante Delta do coronavírus e mais a incerteza sobre o pacote de estímulos à economia norte-americano.

Demais commodities - Assim, entre as demais commodities, perda de quase 2% no dólar - brent e WTI - mais de 1% no óleo de soja e no milho. Na Bolsa de Nova York, café e algodão cedem mais de 2%. No mesmo momento, o dólar index subia 0,15%.

Feriado - Nesta segunda é ainda feriado na China e no Japão, o que deixa o mercado sem algumas referências asiáticas, mas em Cingapura o minério de ferro perdeu forte neste começo de semana e acumula nove sessões de baixa. (Notícias Agrícolas)

FOTO: Arquivo Danilo Estevão / Embrapa

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias