cabecalho informe

CAPACITACOOP II: Aberto o curso de formação de conselheiros fiscais

capacitacoop 21 09 2021A maior plataforma de formação profissional do cooperativismo brasileiro – a Capacitacoop – tem uma novidade a partir desta segunda-feira (20/09): o curso de formação de Conselheiros Fiscais para Sociedades Cooperativas. O curso é gratuito e tem por objetivos: aprimorar a atuação dos conselheiros fiscais e preparar novos conselheiros para os desafios do cargo. O curso está organizado em cinco módulos:

Direito e Legislação: explora o marco jurídico próprio que norteia o cooperativismo e as especificidades aplicadas em cooperativas no Direito brasileiro e comparado. Estuda a estrutura jurídica dos estatutos sociais, associados, assembleias gerais, órgãos de administração e fiscalização, bem como os aspectos legais da governança corporativa, as responsabilidades e competências do Conselho Fiscal.

Governança, Riscos e Compliance (GRC): Explora a estrutura de governança cooperativa: papéis e relacionamento entre os diversos órgãos (associados, conselho fiscal, gestão executiva, comitês/núcleos/conselhos consultivos, auditorias). Detalha e compara as responsabilidades e atribuições da auditoria interna e externa, bem como as competências do Conselho Fiscal e introduz aspectos da gestão de risco e compliance.

Contabilidade e Análise de Resultados: oferece uma visão ampla sobre os reflexos da Lei nº 5.764/71 na contabilidade das coops, bem como da ITG 2004. Possibilita um ambiente para análise e compreensão das principais peça contábeis que integram a contabilidade societária. Explora as diferenças entre a contabilidade societária, gerencial e fiscal. Explora a tomada de decisão com base em indicador operacionais, indicadores de rentabilidade, indicadores de estrutura e liquidez.

Conduta do Conselheiro Fiscal: explora o processo de comunicação com diferentes partes interessadas. Oferece uma discussão sobre as dificuldades e dilemas no exercício da função, com uma reflexão sobre aos aspectos éticos do conselho fiscal.

Instrumentos Práticos do Conselho Fiscal: discute o regimento do conselho fiscal e a documentação para fins de comprovação da atuação. Explora o plano de trabalho e a elaboração dos pareceres.

Pré-requisitos - É recomendável que o aluno tenha conhecimento básico sobre cooperativismo e sobre a Lei nº 5.764/71 (Lei do Cooperativismo). O aluno precisa de conexão à internet, para acessar as aulas por meio de computadores, celulares ou tablets.

Certificado - Os alunos que concluírem o curso terão direito ao Certificado de participação emitido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Acesse - Para participar do curso, inscreva-se aqui. (OCB)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias