Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIMED CASCAVEL: Cascavel promove simpósio sobre cuidados paliativos com palestrantes e convidados de todo o Brasil

 

 

cabecalho informe

UNIMED CASCAVEL: Cascavel promove simpósio sobre cuidados paliativos com palestrantes e convidados de todo o Brasil

unimed cascavel 15 10 2021Cuidar é um verbo sem limites para a Unimed Cascavel. A cooperativa considera que todo paciente precisa de atenção física, emocional, social e espiritual até o último instante da vida. Este modo de encarar o cuidado é o que define a Rede de Cuidados Especiais, criada de forma pioneira no sul do Brasil em novembro de 2019.

Simpósio - Debater os cuidados paliativos de forma humanizada e sem tabus também não teve limites nem divisas no 2ª Simpósio Multidisciplinar em Cuidados Paliativos, promovido pela singular entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2021. O evento totalmente on-line reuniu profissionais de diversas áreas da saúde do norte ao sul do Brasil.

Trocas - “Foram três dias de grandes de trocas de experiências, com aulas sensacionais de profissionais renomados. Os temas atuais trouxeram grande reflexão sobre o cuidado e o amor ofertados por equipes multidisciplinares, em que cada profissional cuida um pouquinho para que, no fim das contas, o paciente tenha a experiência do cuidado total: físico, emocional, social e espiritual. Esse carinho nos impulsiona a já pensar na programação do próximo simpósio”, adianta Celenir Teló, coordenadora da Rede de Cuidados Especiais.

Conexão - As palestras conectaram os participantes ao Jeito de Cuidar Unimed Cascavel, norteado pela empatia e pelo respeito dedicado à cada história de vida, com todas as suas particularidades. Nas três noites, o simpósio aprofundou temas que fazem parte da rotina de atendimento aos pacientes com doenças crônicas, progressivas e ameaçadoras à vida.

Palestras - Os convidados a compartilhar conhecimento foram escolhidos com base na experiência de atuação na área de Cuidados Paliativos, bem como visando formar um amplo leque de temas, incluindo a atenção quanto às dores e sofrimentos dos pacientes e familiares, às particularidades espirituais de cada caso e os benefícios dos tratamentos estéticos para o bem-estar físico e emocional dos atendidos.

• Juliano Maximiano David - Médico paliativista da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel, Juliano faz parte do quadro médico da Cooperativa desde 2015. Ele apresentou em detalhes a estrutura e o modo de funcionamento da RCC.

• Douglas Crispim - Médico geriatra com formação pela Santa Casa de São Paulo, Douglas Crispim é doutor pela USP em Cuidados Paliativos. Crispim é médico assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital das Clínicas da USP e atual presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, além de diretor-técnico da Associação Sênior de Apoio à Saúde e fundador do Instituto Brasileiro de Comunicação em Saúde.

• Leonardo Giovani de Jesus - Anestesiologia, membro da Sociedade Brasileira do Estudo da Dor, fundador da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual e da Associação Brasileira de Pesquisa em Medicina Regenerativa e membro da Sociedade Brasileira de Médicos Intervencionistas em Dor.

• Juana Lomes - Nutricionista clínica e paliativista, Juana tem experiência em hospital de alta complexidade, na assistência a pacientes oncológicos e em cuidados paliativos. É consultora na área de Nutrição em Cuidados Paliativos, acompanha pacientes em domicilio e presta orientações continuadas a profissionais da saúde na área de Cuidados Paliativos.

• Flávia Firmino - Enfermeira oncologista do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e doutora pela USP. Atua, ensina e pesquisa na área de Cuidados Paliativos Oncológicos, incluindo área clínica e histórica.

• Alexandre Silva - Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Alexandre é membro e pesquisador do grupo de estudo e pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz.

• Marina Mota - Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com aperfeiçoamento avançado em Cuidados Paliativos, Comunicação Difícil em Saúde e Coordenação da Psicologia Hospitalar. Marina coordena a área de Psicologia da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel.

• Mauro Bonatto - Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), com mestrado em Doenças do Intestino Delgado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

• Reverendo Guinter Alencastro - Formado em Teologia, o reverendo Guinter também atua como capelão e é pós-graduado em Humanização e Cuidados Paliativos. Atualmente, cursa pós-graduação em Capelania.

• Vanessa Monteiro - Bacharel em Estética e Cosmética pela Universidade Anhembi Morumbi (SP), Vanessa é especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (SP). Tem formação Internacional em Drenagem Linfática - LEDUC (Bruxelas-Bélgica) e é autora do livro "Estética Paliativa e Humanizada", bem como criadora do método de Estética Paliativa e fundadora do Instituto Vitallis.

Gratidão - “Gratidão pela oportunidade de assistir a grandes palestras. Com certeza farão a diferença nos meus atendimentos como farmacêutica acupunturista na Rede Feminina de Combate ao Câncer em Santa Catarina”, elogiou a participante Rúbia Andrade.

Excelência - “De acordo com a atualização da Organização Mundial de Saúde, o cuidado paliativo é uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares que enfrentam doenças que ameaçam a vida, prevenindo e aliviando o sofrimento por meio do diagnóstico precoce, da avaliação correta e do manejo da dor ou de outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Esses cuidados somente são possíveis graças a uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar trabalhando em harmonia, buscando o conforto dos pacientes e dos familiares deles. O 2º simpósio da Unimed buscou oferecer os melhores conhecimentos para os participantes, com palestrantes altamente qualificados e com grande experiência no assunto. As palestras foram de grande valia, abordando temas atuais nos cuidados paliativos e oferecendo o melhor conhecimento técnico. Tenho certeza de que tudo isso fará a diferença no modo como cada profissional atua diariamente no cuidado de seus pacientes”, elogiou Juliano Maximiano David, médico paliativista da RCC e palestrante do simpósio.

Cuidado sem medida - “A gente, que busca sempre tratar o paciente em uma busca pela cura, nem sempre tem essa noção tão clara e aprimorada do que pode ser feito no cuidado enquanto a vida está se finalizando. Achei muito interessantes todos os assuntos, afinal, quem não gosta de uma massagem? Quem não gosta de um carinho? Quem não gosta de alguém para escutar? Oferecer esses cuidados e ainda conseguir minimizar o sofrimento é muito importante. Fiquei muito feliz pelo fato da Unimed Cascavel poder ter transmitido esse conhecimento para tanta gente. É um amor que vai muito além de um contrato para a prestação de serviço na área da saúde”, avaliou a média Karin Erdmann, conselheira de Medicina Preventiva e Atenção Integral à Saúde da Unimed Cascavel.

Orgulho - “Foram muitas alegrias envolvidas neste simpósio, mas eu destaco quatro delas: a primeira foi a possibilidade de realizá-lo, ainda que de forma on-line, pois ainda estamos diante desta pandemia que tem custado tanto a nos devolver a rotina. A segunda foi poder reforçar um projeto em que a Unimed Cascavel é referência no sul do Brasil, pois a RCC da Unimed Cascavel é a pioneira nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A terceira foi a qualidade dos nossos convidados, que certamente garantiram o alto nível de compreensão do tema. E a quarta foi a alegria por constatar os mais de 300 inscritos no simpósio. Tudo isso nos leva à grata conclusão de que a importância dos cuidados continuados foi assimilada e representa um importante diferencial do nosso Jeito de Cuidar”, concluiu o médico Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel. (Imprensa Unimed Cascavel)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias