Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

 

 

cabecalho informe

COOPERATIVISMO: Panorama Coop traz análises da semana sobre os principais fatos de interesse do setor

cooperativismo 15 10 2021Desde março de 2020, o Sistema OCB publica, semanalmente, análises sobre vários temas e seus impactos para as cooperativas. São informações que tratam de política, economia, reforma tributária, pleitos do cooperativismo em tramitação no Congresso Nacional, normativos e medidas tributárias publicadas pelo governo. Neste ano, essas análises passaram a ser divulgadas por meio do Panorama Coop, uma newsletter atualizada todas as quintas-feiras. Veja abaixo os destaques desta semana.

Análise econômica - A primeira análise econômica de outubro mostra como a transformação digital já é realidade em um dos setores mais tradicionais do país: o financeiro. A digitalização das operações financeiras foi impulsionada pela pandemia e pela chegada do PIX - que contou com 973 milhões de transações realizadas só em agosto de 2021. Além disso, o número de fintechs brasileiras cresceu sete vezes nos últimos 5 anos, saindo dos cerca de 100 negócios em 2015 para mais de 750 em meados de 2020. E as cooperativas de crédito não ficam atrás quando o assunto é inovação! Confira nesta edição o nítido crescimento do coop de crédito brasileiro e saiba como as instituições estão tentando lidar com a demanda por um setor financeiro cada vez mais atrelado às pautas ambientais.

Acesse a Análise Econômica

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores

Ato cooperativo - Nesta semana começamos a nossa mobilização com senadores e nas redes sociais pela inclusão da Emenda 8, sobre o adequado tratamento tributário ao Ato Cooperativo, na Reforma Tributária. Acesse www.reformatributaria.coop.br e participe desse movimento! No site estão nossas ações e materiais exclusivos para download e compartilhamento. Somos 17 milhões de cooperados prontos para defender nosso modelo de negócios! Por isso, use a #ATOCOOPERATIVONAPEC110. Contamos com o apoio das nossas unidades estaduais, cooperativas e cooperados para entrarem em contato com os parlamentares e reafirmarem a importância do cooperativismo para o país!

Clique aqui e acesse todas as análises anteriores

Reforma tributária - A Reforma Tributária que está prestes a ser votada no Congresso Nacional amplia a possibilidade de desenvolvimento do país, pois tem como objetivo a modernização e simplificação do Sistema Tributário Nacional. Mas além disso, para o cooperativismo, a reforma representa uma grande oportunidade para definição do Ato Cooperativo.

Leia mais!

Diretor da Frencoop defende segurança jurídica para irrigação - Engenheiro agrônomo e professor universitário, o deputado federal Zé Vitor (MG) é natural de Araguari, no Triângulo Mineiro – tradicional região produtora de cereais, hortaliças, cana-de-açúcar, leite e café – e tem dedicado o seu primeiro mandato parlamentar ao desenvolvimento sustentável.

Confira!

Agro Fraterno: coops cuidando dos brasileiros - Quando o assunto é cuidar das pessoas, nada melhor do que as cooperativas, constituídas por gente de todos os cantos e que colocam a mão na massa todos os dias. E uma das provas disso é o resultado parcial do movimento Agro Fraterno, no que diz respeito à contribuição das coops. Até a tarde desta quarta-feira (06/10), elas doaram, de forma direta, praticamente 382 mil cestas básicas, num valor estimado de R$ 28,9 milhões, beneficiando cerca de 1,6 milhão de pessoas.

Leia mais!

Clique aqui e confira o Panorama Coop em versão digital

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias