Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPERJOVEM I: Emoção marca realização do Encontro dos Educadores do Programa

 

 

cabecalho informe

COOPERJOVEM I: Emoção marca realização do Encontro dos Educadores do Programa

Na noite que antecedeu o Dia dos Professores, o Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), juntamente com cooperativas parcerias do Programa Cooperjovem, homenageou aqueles cuja missão é transformar vidas. “A você professor, a você professora, todo o nosso aplauso, todo o nosso respeito e todo o nosso coração, repleto de gratidão por tudo que fazem por nossos filhos e alunos!”. Estas palavras resumem o que foi o Encontro de Educadores do Cooperjovem, nesta quinta-feira (14/10): um momento de emoção e de reflexão sobre os impactos deste novo momento na vida de cada um. 

Audiência - Em sintonia com o momento, o Encontro do Cooperjovem foi virtual. Um estúdio foi montado no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba. Pela TV Paraná Cooperativo no Youtube, mais de 600 pessoas acompanharam ao vivo o evento, interagindo por meio do chat com comentários, recados e muitas reações às homenagens e mensagens trazidas pelos convidados. E as visualizações continuam, já que o Encontro permanece no Youtube. Até a manhã desta sexta-feira, a audiência já ultrapassava três mil visualizações.

Programação - Cumprindo todos os protocolos de segurança, o especialista em marketing e inovação, e fundador da Escola de Criatividade, Jean Siegel, comandou a programação que este ano recebeu como convidados o psicólogo Alexandre Coimbra, e o educador Marcos Meier. O Grupo Sou Arte, de Campo Mourão, bastante conhecido no meio cooperativista do estado, mais uma vez esbanjou talento e emocionou com sua performance, centrada em mostrar os desafios que os professores enfrentaram nessa pandemia e o quanto o papel do educador é importante para a construção do ser humano. Sorteios de brindes oferecidos pelas cooperativas e a presença de uma plateia virtual composta pelos coordenadores do Programa, também marcaram a noite.

Gestão da emoção - O tema escolhido para este ano foi “Luz, Câmera, Emoção”, conceito que mostra o quanto a educação precisa valorizar a gestão da emoção, as inteligências emocionais e a diversidade de talentos que estão no ambiente escolar, tanto dos alunos quantos dos educadores. “A gente sabe como tem sido difícil esses quase dois anos de pandemia e que precisamos restabelecer alguns vínculos emocionais. Então, o convite que fazemos é para refletirmos sobre como podemos acolher nossas emoções neste momento em que estamos voltando gradualmente às nossas atividades”, disse Jean Siegel ao abrir o evento.

O Cooperjovem - O Programa Cooperjovem é uma ação nacional coordenada pelo Sistema OCB. Desde que foi criado, há 21 anos, trabalha a educação cooperativista de forma multidisciplinar com alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Alinhado às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), utiliza a aprendizagem por projetos para desenvolver aspectos individuais, como cooperação, protagonismo, empreendedorismo e empatia. As cooperativas fazem a ponte com as secretarias de educação e as escolas. O Sescoop fornece o material didático e capacitação para os professores trabalharem os assuntos em sala de aula. No Paraná, mais de 20 cooperativas abraçaram o Cooperjovem e, com isso, contribuíram para que chegasse a 66 municípios. São 348 escolas, 34 mil alunos e 2.200 educadores.

Novo formato – Ao falar sobre o Programa, que este ganhou um novo formato, a gerente de Desenvolvimento Humano em Cooperativas do Sistema OCB, Gêane Ferreira, disse que a mudança na metodologia e nos materiais didáticos atende a necessidade de adaptação dos educadores ao mundo de hoje, mais tecnológico, virtual e ágil. As mudanças promovidas este ano ainda trazem como novidade o Cooperjogo, utilizado para trabalhar as etapas do Cooperjovem de forma lúdica e gameficada. “São novos tempos para todos, inclusive para a educação, e temos que nos adaptar, oferecendo ferramentas que possam auxiliar o trabalho em sala de aula”, comentou. Gêane lembrou ainda que o Cooperjovem está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza uma metodologia diferenciada de aprendizagem, baseada em projetos, em que o aluno é o protagonista de todo o trabalho. “O mundo precisa  praticar a cooperação, então, o Cooperjovem se apresenta como uma ferramenta para ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, afirmou Gêane.

Agradecimento - “Agradeço a todos os educadores do Paraná e do Brasil que se dedicam ao ensino e a prática do cooperativismo, e as cooperativas que articulam e coordenam esse trabalho. O cooperativismo do amanhã vai ser o que plantarmos hoje. Por isso estamos aqui para agradecer e homenagear a todos”, destacou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, reafirmando o quanto a liderança cooperativista reconhece a importância da educação para a difundir a prática da cooperação.

Educação e Cooperação - Buscando inspiração nas palavras sábias do professor gaúcho Walter Francis, Ricken destacou o fato de que educação e cooperação caminham juntas. “Este professor, hoje aposentado e a quem admiro muito, faz um comparativo entre essas duas práticas e conclui que elas se relacionam e que, sob certos aspectos, se complementam. Ele diz que na educação pode se identificar práticas cooperativas e na cooperação pode-se identificar práticas de educação. A organização da cooperação exige que seus atores tenham uma comunicação dos seus interesses e necessidades, e um respeito em relação a tudo aquilo que está sendo feito em cooperação. Há, portanto, uma estreita relação entre esses dois fenômenos. E na prática da cooperativa, para além dos seus propósitos, se produz conhecimento, aprendizado e educação. E na prática da educação, como um processo complexo de relações humanas, se produz cooperação.  Então, essa forma de pensar é muito significativa para o que estamos vivendo nesse momento”, afirmou.

Clique aqui para ouvir matéria de rádio sobre o Encontro de Educadores do Cooperjovem

Clique aqui e confira tudo o que aconteceu no Encontro dos Educadores do Cooperjovem

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias