Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COOPAVEL: Robô que alimenta animais insere conceitos da era 4.0 na suinocultura

 

 

cabecalho informe

COOPAVEL: Robô que alimenta animais insere conceitos da era 4.0 na suinocultura

Um robô que distribui ração na quantidade certa e nas horas recomendadas é a nova sensação em granjas de suínos na área de cobertura da Coopavel. O primeiro dos cooperados a investir na tecnologia e a perceber as vantagens e possibilidades que ela traz é João Paulo Alberton, criador estabelecido em Três Barras do Paraná.

Diferença - O equipamento foi instalado há pouco tempo, mas a família de Alberton já sente a diferença. A tarefa de alimentar o plantel, de quatro a cinco vezes por dia, é uma das mais desafiadoras a quem está na atividade. Com o robô, além da potencialização de resultados, os produtores rurais ganham em qualidade de vida. “Sobra tempo para pensar em outras coisas, melhorando os resultados do negócio”, diz Alberton.

Gestor - Em vez de ser o tratador, o criador se transforma no gestor da granja e isso traz avanços incríveis, observa Giovani Molin, da Roboagro, empresa de Caxias do Sul (RS) que desenvolveu o robô alimentador de suínos. “Ao mesmo tempo em que contribuímos para aliviar o fardo das famílias integradas à atividade, há potencialização dos indicadores, com ganhos à propriedade e à cadeia produtiva”, segundo Giovani. O equipamento é motorizado e sua configuração permite a operação de forma autônoma.

Economia - O alimentador de suínos traz economia ao liberar a quantidade exata de comida aos animais. Para uma granja de mil suínos, a economia em um ano se aproxima dos R$ 100 mil. O robô é uma das ferramentas que introduzem a era 4.0 nas pocilgas, promovendo uma revolução na suinocultura. Ao mesmo tempo em que executa a tarefa, o equipamento conta com sensores e leitores que levam ao suinocultor informações atuais e precisas sobre a situação da granja.

Ação - Com os dados em mãos, o criador pode agir no menor sinal de anormalidade. Assim, de acordo com Giovani, ele inibe problemas maiores e neutraliza potenciais prejuízos. “As contramedidas para a solução e normalização do quadro são tomadas na hora. E tempo é fundamental para o êxito desse negócio”. A Roboagro tem mais de 800 robôs colocados em várias regiões do Brasil, principalmente em granjas de integrados a cooperativas, agroindústrias e produtores independentes.

Show Rural - A região Sul responde por mais de 66% da suinocultura no País. O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. O médico veterinário Gustavo Bernart, da área de fomento de suínos da Coopavel, informa que o robô alimentador de suínos vai ser apresentado de 7 a 11 de fevereiro de 2022, em Cascavel, no Oeste do Paraná, durante a 34ª edição do Show Rural Coopavel. (Imprensa Coopavel)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias