Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Saiba como será simulado para atendimento rápido a possíveis focos de Aftosa no Paraná

 

cabecalho radio

Saiba como será simulado para atendimento rápido a possíveis focos de Aftosa no Paraná


Para garantir a resposta rápida e o atendimento célere a possíveis focos de febre aftosa, será realizado no Paraná, de 11 a 17 de agosto, o treinamento simulado em emergência para o atendimento a um foco da doença aftosa. O simulado faz parte do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA), com a Coordenação Técnica do Comitê Veterinário Permanente do Mercosul (CVP/Mercosul) e o Centro Pan Americano de Febre Aftosa (Panaftosa), como explica Alexandre Amorim Monteiro, Analista do Sistema Ocepar.

Alexandre Amorim Monteiro detalha como vai ser a realização deste simulado.

Além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), irão participar todos os envolvidos com a sanidade agropecuária do Brasil, incluindo produtores, representantes dos Serviços Veterinários Estaduais e da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O simulado já foi notificado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O Paraná trabalha para ser reconhecido como Área Livre de Aftosa sem Vacinação, agora em setembro, pelo Ministério da Agricultura, e em 2021, pela OIE.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn