Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Em defesa do Cooperativismo, membro da Frencoop quer sustar efeitos da Cosit 11

 

cabecalho radio

Em defesa do Cooperativismo, membro da Frencoop quer sustar efeitos da Cosit 11


O Deputado Federal Sérgio Souza (MDB-PR) apresentou, no dia 26/11, um Projeto de Decreto Legislativo para sustar a aplicação da Solução de Consulta (Cosit) 11, da Receita Federal. A medida tenta evitar injustiças na cobrança previdenciária, parte do conhecido Funrural, dos produtores rurais associados em cooperativas.

Pela interpretação da Receita Federal às regras atuais, o produtor rural cooperado/integrado pode estar pagando até 10 vezes mais que deveria de Funrural. Isto porque, hoje, o cálculo é feito sobre o valor da produção entregue pelo associado à cooperativa. Na avaliação de Sérgio Souza, essa conta deveria ser feita levando-se em conta os gastos dos insumos fornecidos pela cooperativa ao cooperado (pinto de um dia, ração, vacinas e outros, por exemplo).

Sérgio Souza é Secretário-Geral da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop). Ele tem trabalhado desde o início para modificar o entendimento da Receita sobre o tema.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn