Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Expectativa para a Safra 2020/21 é muito boa, apesar da estiagem

 

cabecalho radio

Expectativa para a Safra 2020/21 é muito boa, apesar da estiagem

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento divulgou relatório mensal de acompanhamento da safra nesta sexta-feira, relativa ao mês de setembro, que estima uma produção de 24 milhões e 300 mil toneladas para a safra de grãos de verão 2020/21, e 40 milhões e 800 mil toneladas para a safra total de grãos 2019/20 que está em fase de encerramento.

O Paraná começa a plantar a safra de grãos de verão 2020/21 mas a continuidade do clima seco, que se configurou na maior estiagem dos últimos 100 anos, segundo o Simepar, é a maior preocupação dos produtores. De acordo com o economista do Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura, Marcelo Garrido, o quadro pode ser preocupante por causa da falta de chuvas, mas ele espera uma boa safra de grãos no Estado no ano que vem.

O clima ainda está muito seco para o plantio da soja. Por enquanto houve cultivo apenas na região Sudoeste do Estado. Na média dos últimos três anos, o plantio já teria ocupado uma média de 8% da previsão de área plantada. No ano passado nessa mesma época já havia 3% da área prevista plantada. Marcelo Garrido disse que não é pouco se considerar que o Deral está prevendo um plantio recorde de 5 milhões e meio de hectares na safra 20/21.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações da Repórter Amanda Laynes, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn