Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Setor portuário paranaense tem grande valor estratégico

 

cabecalho radio

Setor portuário paranaense tem grande valor estratégico

O Governador do Paraná, Ratinho Junior, inaugurou, em 22/09, a obra de ampliação do cais do Porto de Paranaguá, no Litoral do Estado. Foi realizada a modernização do berço 201, e a prolongação do cais de atracação em 100 metros. Os investimentos da empresa pública Portos do Paraná somam 201 milhões e 700 mil reais, e vão aumentar em 140% a capacidade atual de movimentação de cargas naquele berço.

Ratinho Junior destaca que o setor portuário paranaense tem grande valor estratégico.

Nos oito primeiros meses deste ano, 11 milhões e 150 mil toneladas de soja foram embarcadas pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. O volume é 5,1% superior à soja escoada ao longo de 2019. De janeiro a julho, foram exportadas 21 milhões e 800 mil toneladas de produtos pelo terminal, um aumento de 14% com relação ao mesmo período do ano passado.

A ampliação do cais de atracação permite que o Porto de Paranaguá receba navios maiores, que comportem até 80 mil toneladas de carga bruta, na categoria Post Panamax, de grande porte. O berço 201 recebeu, ainda, nova estrutura eletromecânica, incluindo dois novos carregadores de navios de 2.000 toneladas/hora. Com isso, a capacidade anual de movimentação passará dos atuais 2 milhões de toneladas de grãos para 6 milhões de toneladas por ano. O aumento de capacidade do sistema significa mais competitividade frente a outros portos, como explicou o Diretor-Presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Repórter Wyllian Soppa, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn