Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Produtores que usam informações do Alerta Ferrugem têm reduzido em mais de 30% aplicação de fungicidas

 

cabecalho radio

Produtores que usam informações do Alerta Ferrugem têm reduzido em mais de 30% aplicação de fungicidas

O Alerta Ferrugem, do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar/Emater) está em pleno funcionamento. O serviço monitora e informa sobre a ocorrência da Ferrugem Asiática em lavouras de soja nas regiões produtoras do Estado. E a partir desta safra, o serviço estará disponível também no aplicativo Iapar Clima, ferramenta que traz em tempo real as condições agrometeorológicas em todo o Paraná e vem a cada dia ganhando a preferência de técnicos e produtores. O aplicativo está disponível na AppStore.

Segundo o Engenheiro Agrônomo Edivan José Possamai, Coordenador do Serviço de Alerta no IDR-Paraná, a Ferrugem Asiática é capaz de provocar perdas de 90% da produtividade. A doença é considerada a mais preocupante em lavouras de soja.

Possamai destaca que produtores que usam as informações do Alerta Ferrugem têm reduzido em mais de 30% a aplicação de fungicidas nas lavouras, uma economia de 1,8 saca por hectare no custo de produção. De acordo com o Agrônomo, a recente estiagem atrasou o plantio de soja e ainda não houve identificação de esporos no Paraná.

O Alerta Ferrugem é fruto de parceria entre o IDR-Paraná, Embrapa Soja e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a UTFPR, além de diversos colégios agrícolas e sindicatos.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações do Jornalista Flávio Rehme, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn