Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo Status sanitário internacional vai permitir ao Paraná praticamente dobrar exportações de carnes

 

cabecalho radio

Status sanitário internacional vai permitir ao Paraná praticamente dobrar exportações de carnes

O ano de 2020 foi marcado por números positivos de produção e exportação na cadeia de carnes e proteínas animais. As projeções da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e os dados já consolidados indicam que foi o melhor ano da história nas plantas fabris e que houve salto no volume de exportações, com quase 2 milhões de toneladas comercializadas com outros países. Esse movimento foi impulsionado, entre outros fatores, pelo crescimento orgânico das cooperativas e agroindústrias e da demanda no mercado interno e no mercado externo. O setor também foi positivamente impactado por programas estaduais.

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Paraná é um celeiro de grãos, se mantém forte no mercado de carnes e valoriza a agricultura familiar.

O secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, ressalta que, com as variações positivas, o Paraná se consolida, cada vez mais, como maior produtor de frangos, segundo em suínos, ovos e no mercado leiteiro e entre os dez principais produtores de carne bovina, além de um dos maiores exportadores do País.

Salatiel Turra, chefe do Departamento de Economia Rural, aponta que o resultado do agro paranaense tem muito a ver com a diversidade de produção e assistência técnica especializada do setor público e do setor privado.

O Paraná conquistou no ano passado o reconhecimento de área livre de febre aftosa sem vacinação, concedido pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e, este ano, vai receber a outorga da Organização Mundial de Saúde Animal. O status sanitário internacional vai permitir ao Paraná praticamente dobrar as exportações de carne suína, por exemplo.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

Com informações da Repórter Amanda Laynes, da Agência Estadual de Notícias do Paraná.

baixar icon
Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn