Secretário destaca celeridade de obras previstas em novo modelo de concessão de rodovias

Os traçados previstos no novo modelo de concessão de rodovias no Paraná estão divididos em seis lotes, mas com desenhos diferentes do atual, com a inclusão de rodovias que não estavam contempladas até então, como a PR-323, no Noroeste, a PR-280, no Sudoeste, e a PR-092, no Norte Pioneiro. A malha desenhada atende grande parte do setor produtivo do Estado.

O Secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, diz o que o Governo do Estado acha do novo modelo. Ele faz um comentário especial sobre as obras previstas e suas execuções.

A nova modelagem de concessão de rodovias paranaenses foi apresentada nesta segunda-feira em reunião com representantes do Ministério da Infraestrutura, Governo do Paraná, deputados federais e representantes do G7, o grupo que reúne as maiores entidades do setor produtivo do Estado.

Pelo projeto elaborado pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os valores pagos pelos usuários serão de 25% a 67% menores, dependendo da praça. Os descontos podem ser ainda maiores para os usuários frequentes e para aqueles que aderirem à cobrança automática. As audiências públicas para discutir a modelagem com toda a sociedade iniciam no dia 2 de fevereiro, com acesso online pelo site da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e também presencialmente. Os cronogramas para os encontros nas principais cidades serão divulgados na mesma data. Assim que as audiências forem finalizadas e o projeto ajustado, ele passará pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU), para então ir a leilão na Bolsa de Valores (B3).

As novas concessões têm validade de 30 anos, sendo que os atuais contratos vencem em 27 de novembro. O projeto de concessão é composto por um modelo híbrido, com menor tarifa de pedágio, seguido de maior valor de outorga. A expectativa do Ministério é que o leilão ocorra até o final do ano.

Para mais informações: www.paranacooperativo.coop.br / App Paraná Cooperativo

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