Início Sistema Ocepar Comunicação Rádio Paraná Cooperativo

 

cabecalho radio

Cooperativa de geração compartilhada de energia também aposta na educação


A Cooperativa de Geração Compartilhada (Cogecom) foi criada há dois anos no Paraná. Ela é pioneira no Brasil nesse modelo de cooperativa de geração de energia e já tem mais de mil cooperados. Em dezembro de 2019, a iniciativa passou a ter abrangência em Santa Catarina.

Ouça aqui!

Mesmo com estiagem se prolongando desde junho/2019, produtores conseguem boa colheita dos principais grãos da primeira safra


O Paraná vive a estiagem mais prolongada desde 1997, quando o Simepar começou a monitorar as condições do tempo. Essa situação pode comprometer a safra de inverno no Estado. Um estudo detalhado sobre o que ocorre neste ano em relação às chuvas aumenta a preocupação dos produtores. 

Ouça aqui!

Produtor rural pode pedir auxílio à cooperativa no cadastro para emissão de Nota Eletrônica


A Receita Estadual do Paraná emitiu boletim alertando que, a partir do dia 1º de julho, será obrigatória a emissão da Nota Fiscal de Produtor Eletrônica em todas as operações entre Estados. A Nota Fiscal de Produtor Rural em papel não poderá mais ser utilizada nas operações interestaduais também a partir dessa data.

Ouça aqui!

Essência de cooperativa motiva industrialização


Originados dos campos dos cooperados, os grãos que chegam até as indústrias da Coamo são processados e ampliam a renda, gerando maior qualidade de vida no campo, além de garantir divisas para o país. Na Coamo, a transformação não para. Mudam as colheitas, as estações, as pessoas, o mercado. Tudo está o tempo todo se transformando. 

Ouça aqui!

Membro da Frencoop encaminha proposta pedindo redução de juros pagos pelos produtores rurais


O Brasil está saindo de um plano safra em que as taxas de juros podem chegar a até 10% em algumas categorias. Se pensarmos que a taxa Selic, os juros básicos da economia, são de 3%, a diferença é gigantesca. Pensando em corrigir estas distorções, o deputado federal paranaense Sérgio Souza encaminhou uma proposta ao Ministério da Agricultura, solicitando a redução das taxas de juros pagas pelo produtor rural brasileiro. 

Ouça aqui!