Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias EMBRAPA FLORESTAS: Encontro vai tratar de ações para conter as pragas florestais

 

 

cabecalho informe

EMBRAPA FLORESTAS: Encontro vai tratar de ações para conter as pragas florestais

embrapa florestas 18 07 2014Nos dias 05 e 06 de agosto acontece, na sede da Embrapa Florestas, em Colombo (PR), o workshop de pragas florestais. O objetivo do encontro é discutir os programas de pesquisa e manejo de pragas em andamento, as ações pensadas para as diferentes pragas florestais do Sul do Brasil e as alternativas de extensão do uso de inseticidas.

Resultados e ações- “Serão apresentados resultados dos programas de pesquisa e ações que são desenvolvidas no campo, no controle e manejo de pragas florestais, que ocorrem nas plantações de pinus e eucalipto. Todas as pragas têm importância econômica, justamente pelos prejuízos que trazem às plantações florestais. Como muitos trabalhos de pesquisa e de campo são desenvolvidos nos institutos de pesquisa, universidades e Embrapa, a divulgação e a discussão são muito importantes para difusão dessas tecnologias”, comenta Carlos Mendes, diretor executivo da Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (Apre), uma das promotoras do evento.

Controle da vespa- No primeiro dia, os palestrantes vão falar sobre o Programa Nacional de Controle à Vespa-da-madeira, as ações de monitoramento no Paraná e no Rio Grande do Sul, além do caso de reinfestação da vespa-da-madeira na região do Green Triangle, na Austrália, e os riscos para o Brasil.

Temas - Já no dia 06, os principais temas serão: programa de pesquisa de manejo do macaco-prego; atualização sobre o besouro serrador da acácia negra no Rio Grande do Sul; o controle de Bradisya em toras de pínus armazenadas em pátios de indústrias florestais; vespa da galha em eucalipto; percevejo bronzeado em eucalipto; programa de pesquisa em controle de formigas cortadeiras; atualização sobre o gorgulho do pínus; e registro emergencial e extensão de uso de inseticidas.

Parceria - Segundo Mendes, a parceria entre o setor produtivo, a academia e os institutos de pesquisa como a Embrapa Floresta, tem resultado em importantes conquistas quando o assunto é combate a pragas em florestas plantadas. Os programas de controle da Vespa-da-Madeira, Macaco Prego, Formigas Cortadeiras e Bradysia, por exemplo, são iniciativas com bons resultados e conduzidas pelo Funcema em parceria com a Embrapa.

Realização - O evento é uma realização da Embrapa Florestas, da Associação Sul Brasileira de Empresas Florestais (ASBR), que congrega a Associação Paranaense de Empresas da Base Florestal (Apre), a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor) e a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR), além do Fundo Nacional de Controle da Vespa-da-madeira (Funcema). A sede da Embrapa Florestas fica na Estrada da Ribeira, km 111, bairro Guaraituba, em Colombo (PR).

Inscrições - As inscrições devem ser feitas até dia 31 de julho. Mais informações pelo site: www.apreflorestas.com.br/eventos/91/workshop-sobre-pragas-florestais. (Assessoria de Imprensa da Embrapa Florestas)

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias