Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias TRIGO: Chuva prejudica 15% da área no Rio Grande do Sul

 

 

cabecalho informe

TRIGO: Chuva prejudica 15% da área no Rio Grande do Sul

A chuva intensa que atingiu o Rio Grande do Sul entre o fim de junho e o início deste mês prejudicou 174,5 mil hectares de trigo no Estado, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira pela Emater-RS. A área atingida corresponde a 15% da estimativa de plantio para esta safra, que é de 1,153 milhão de hectares.

Principais problemas- Os principais problemas provocados pela chuva foram falhas na germinação e erosão do solo, com perdas de sementes e fertilizantes. Segundo o gerente técnico estadual da Emater-RS, Dulphe Pinheiro Machado Neto, em algumas partes das lavouras afetadas, especialmente nos valos formados pela água, não será possível replantar, mas o tamanho do impacto sobre a produção só poderá ser avaliado mais tarde.

Perda - Sem especificar números, a Emater-RS disse que há produtores que sofreram perda total nas plantações e já estão solicitando o seguro agrícola. Nas demais lavouras atingidas, a cultura encontra-se em estágio inicial e pode se recuperar “desde que ocorra um manejo adequado”. Por enquanto a instituição mantém a previsão de uma safra de 3,15 milhões de toneladas, ante 3,35 milhões de toneladas em 2013.

Recuperação - Nos últimos dias a chuva diminuiu e as condições meteorológicas contribuíram para a recuperação do ritmo do plantio, acrescentou a Emater-RS. Do dia 10 até hoje, a área semeada avançou de 79% para 93% e se aproximou da média histórica de 95% para esta época do ano. (Valor Econômico)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias