Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias PLEITO: Cooperativas solicitam inclusão do Paraná nos leilões de Pepro de laranja

 

 

cabecalho informe

PLEITO: Cooperativas solicitam inclusão do Paraná nos leilões de Pepro de laranja

pleito 18 07 2014O Sistema Ocepar está solicitando ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a inclusão do Paraná como beneficiário dos próximos leilões de laranja, na modalidade Prêmio equalizador pago ao produtor rural (Pepro). O pleito visa garantir o preço mínimo aos produtores paranaenses. No último dia 10 de julho, o Mapa, por meio da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), realizou o primeiro leilão de Pepro de laranja deste ano, contemplando somente o Estado de São Paulo.

Situação - No ofício encaminhado nesta semana ao ministro da Agricultura, Neri Geller, a Ocepar lembra que a produção de laranja é uma excelente opção de diversificação de atividade e renda para os produtores rurais, porém, a remuneração está abaixo do valor mínimo. “No Brasil, a área cultivada com laranja é de 484 mil hectares e a produção de 279 milhões de caixas (40,8 kg), colocando o País na liderança mundial de produção. No Paraná, os pomares com a fruta ocupam atualmente cerca de 30 mil hectares, com produtividade média de 25 toneladas por hectare, envolvendo 550 produtores, em cerca de 85 municípios do Noroeste e Norte do Estado. Por outro lado, os paranaenses estão recebendo, em média, R$ 9 a caixa de 40,8 kg, sendo que o preço mínimo de garantia da laranja, definido pelo governo federal para a safra 2014/15, é de R$ 11,45 a caixa de 40,8 kg. Dessa forma, no mercado, as cotações estão 27% menores que o preço mínimo oficial”, destaca a entidade no documento. 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias