cabecalho informe

COOPERATIVISMO III: Biblioteca Digital, auxílio à formação

O Sicoob Norte do Paraná mantém, há nove meses, uma Biblioteca Digital na Zona Norte de Londrina. O espaço é destinado a consultas educacionais e profissionais e também para realização de treinamentos que abordam temas como relacionamento interpessoal, marketing pessoal, empreendedorismo, consultoria, educação financeira e informática. ''Nosso objetivo principal é oferecer informática e internet gratuitas para crianças e jovens'', explica Emerson Ferrari, diretor executivo Sicoob Norte do Paraná. O espaço conta com 15 computadores e funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, sempre com a presença de um monitor. Em média, a biblioteca realiza 1.300 atendimentos por mês.

Demanda - Segundo Ferrari, grande parte das pessoas busca a Biblioteca para criar contas de e-mail, elaborar currículos, fazer consultas e trabalhos escolares e até mesmo se preparar para concursos e testes do Departamento de Trânsito (Detran). Uma campanha de doação de livros promovida entre os colaboradores e cooperados resultou na formação de uma pequena biblioteca física que também será instalada no prédio da Biblioteca Digital.

Cursos - Os cursos e treinamentos são ministrados por voluntários do Sebrae-PR, do Cáritas Londrina e de demais associações e sindicatos locais. No curso de Informática Básica, os participantes aprendem a utilizar programas de produção de texto e planilhas, além de acessar a internet. ''Em uma das aulas, elaboramos um currículo e os alunos aprenderam a enviá-lo para um site de cadastro de vagas de emprego, mostrando um uso bem prático do conteúdo'', conta o instrutor Donivaldo Gil Sarzi, da Cáritas.

Importante - A adolescente Stephanie Morais Lima, de 16 anos, é uma das participantes do curso e comemora o aprendizado. ''Aprendi bastante. É muito importante saber mais de informática. Não tenho computador em casa e uso a biblioteca para pesquisar na internet e fazer trabalhos da escola'', relata. O estudante Bruno Perut, também de 16 anos, começou a fazer o treinamento por incentivo da mãe e hoje já observa melhoras no uso dos recursos do computador. ''Estou gostando muito do curso, é bem interessante. Acho que vai ser importante para mim ter feito o treinamento, porque dependemos do computador para muitas coisas'', afirma.(Folha de Londrina)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias