Início
  banner transparencia banners licitacoes banners selecao

 

A criação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi um marco para o cooperativismo brasileiro. Uma conquista histórica que transformou a realidade do setor em todo o país. O Sescoop é uma entidade de Sistema S voltada ao setor cooperativista. Foi criado com a Medida Provisória nº 1.715, em 3 de setembro de 1998 e regulamentado pelo Decreto nº 3.017, de 6 de abril de 1999.

No Paraná, foi implantado em 21 de setembro de 1999, tendo como atribuição organizar, administrar e executar atividades de formação profissional e promoção social para o público cooperativista - funcionários, gestores, cooperados e seus familiares. Também realiza ações de monitoramento, em conformidade com a legislação, e de aprimoramento da gestão das cooperativas, promovendo capacitação e dispondo de ferramentas que auxiliam na avaliação do desempenho, acompanhamento e alcance das metas, entre outras questões.

Seu trabalho tem contribuído para alavancar o crescimento e fortalecimento do setor cooperativista. Tem ainda proporcionado qualificação profissional e pessoal para milhares de pessoas. Os números servem de parâmetro para dimensionar isso. Nos últimos dez anos, o Sescoop/PR investiu R$ 206 milhões em projetos de formação e promoção social. Foram viabilizadas mais de 52 mil ações, com 1,5 milhão de participações. O escopo de ações do S do cooperativismo abrange cursos de curta e longa duração, incluindo, graduação e especialização, treinamentos, seminários, palestras, workshops, dias de campo, reuniões técnicas e fóruns e outros projetos voltados à capacitação profissional, meio ambiente, geração de renda e melhoria da qualidade de vida.

Na área de promoção social, o Sescoop/PR desenvolve programas para as mulheres e jovens cooperativistas, entre os quais, o Elicoop (Encontro de Lideranças Cooperativistas) e o Jovemcoop (programa de desenvolvimento de jovens cooperativistas). O objetivo é incentivar o envolvimento de mulheres e jovens no movimento cooperativista e formar lideranças. Ainda para os jovens, há o Jovem Aprendiz Cooperativo, que contempla o público de 14 a 24 anos, e oportuniza aprendizagem e inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Outra importante ação é o Programa Cooperjovem, destinado a fomentar a cultura da cooperação, com base em uma prática pedagógica cooperativa, reflexiva, consciente e criativa. No Paraná, o Cooperjovem é realizado pelo Sescoop/PR, em parceria com mais de 20 cooperativas, abrangendo cerca de 30 mil alunos, 1.850 professores e aproximadamente 330 escolas.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn