Início Fecoopar Representatividade

DESTAQUE

Representação Sindical do Cooperativismo Brasileiro

O artigo 511 da CLT assegura a licitude de associações cuja finalidade seja o estudo, a defesa e a coordenação de interesses econômicos e profissionais. Tais interesses emanam respectivamente da identidade, similaridade ou conexões das atividades empreendidas e, por conseguinte, das atividades ou profissões necessárias à sua concretização. Desse modo, formam-se os conceitos de categoria econômica e profissional, protegidas pela Constituição Federal em seu artigo 8º, limitadas somente pelo interesse dos empregadores e trabalhadores delas integrantes, exercendo a representatividade sindical respectiva em bases territoriais não inferiores a um município. Assim, surgem os sindicatos patronais e laborais, e, a partir destes, as federações e as confederações, erigindo a sistemática da pirâmide sindical.

A categoria econômica cooperativa encontra-se organizada nos três níveis de representatividade sindical: a Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP), quatro federações interestaduais e duas estaduais e 38 sindicatos.

FEDERAÇÕESRegistroSindicalFecoopar44

- Fecoop Centro-Oeste e Tocantins (GO, DF, MT, MS e TO);

- Fecoop Nordeste (PE, PB, RN, CE, PI, MA e SE);

- Fecoop Sulene (AL, BA, ES, MG e SC);

- Fecoop Norte (AM, AP, RO, RR e PA);

- Fecoopar/Paraná;

- Fescoop/São Paulo.

Sindicatos

- Trinta e oito sindicatos constituídos em todo no País. 

SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO DO PARANÁ

É representado pela Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), sindicato de 2º grau, tendo os seguintes sindicatos filiados: Ocepar, Sincoopar Transporte, Sincoopar Crédito, Sincoopar Saúde, Sincoopar Norte, Sincoopar Noroeste, Sincoopar Oeste, Sincoopar Centro-Sul, Sincoopar Sudoeste e Sincoop/PR (Sindicato das Cooperativas de Crédito do Estado do Paraná). O Sincoop e o Sincoopar Crédito encontram-se com seus respectivos pedidos de registro sindical sendo apreciados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

MISSÃO

Representar e defender os interesses da categoria econômica das cooperativas e de seus filiados, no âmbito legislativo, administrativo, extra-judicial e judicial, na área de sua base territorial o Paraná.

 

 

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn