Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias COCAMAR: Reunião Técnica sobre ILPF nesta quarta-feira em Presidente Prudente

 

 

cabecalho informe

COCAMAR: Reunião Técnica sobre ILPF nesta quarta-feira em Presidente Prudente

A Reunião Técnica sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), na noite desta quarta-feira (19/04), em Presidente Prudente (SP), está entre as iniciativas mais aguardadas por produtores e especialistas da região oeste paulista, pelo que representa em termos de mudanças para a economia local. O evento, organizado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Embrapa e Cocamar,  inicia às 19h e segue até às 22h, no auditório do Campus II daquela instituição de ensino e conta com o patrocínio da Rede de Fomento ILPF. 

Participantes - Os organizadores estimam em 400 o número de participantes, entre produtores e técnicos de dezenas de municípios do oeste paulista e também do Paraná. A programação continua amanhã, quinta-feira (20), das 8 às 12h, com o Dia de Campo na Fazenda Campina, do Grupo Carlos Viacava, localizada entre os municípios de Presidente Venceslau e Caiuás, a 70 quilômetros.

Avanço - A exemplo do que já acontece em outras regiões do país, a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) avança com a proposta de promover a reforma dos pastos degradados no entorno  de Presidente Prudente, onde predomina uma atividade pecuária tradicional. Isto se dá por meio do cultivo de grãos no período de verão, com destaque para a soja. A agricultura reestrutura o solo, recupera sua fertilidade natural e beneficia a pecuária com o maior volume de pastos no inverno. De acordo com especialistas, os solos arenosos do oeste paulista não são impeditivo para a adoção de sistemas integrados e a Fazenda Campina, com mais de 3 mil hectares, é exemplo disso. A propriedade já é considerada uma das principais vitrines em ILPF no país.

Temas - Neste primeiro dia, será cumprida a seguinte programação. Após a solenidade de abertura, o diretor-executivo da Rede de Fomento ILPF, Willian Marchió, fala sobre Adoção de Sistemas Integrados no Brasil; em seguida, Graciela Quintans Laria, do Inia, do Uruguai, discorre a respeito da Importância da Nutrição para Geração de Matrizes Superprecoces de Bovinos de Corte; Por sua vez, a Importância da Braquiária para o Aumento da Qualidade de Solos Arenosos em Sistemas de ILPF, vai ser abordada por Júlio César Salton, da Embrapa Agropecuária Oeste e, por último, ILPF na Pequena Propriedade Rural, fica a cargo de João Batista Barbi, do Instituto Emater/PR. No dia 20, haverá três estações para visitação dos participantes no Dia de Campo. A primeira, sobre Consórcio de Gramíneas e Leguminosas e Desempenho Animal na ILPF, com o grupo Carlos Viacava e Embrapa; o segundo, Recuperação de Pastagens Degradadas com Produção de Silagem em Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), apresentado pela Embrapa Cerrados e, a terceira, Evolução da Qualidade do Solo e Produtividade Agrícola em Sistema de ILP, sob a responsabilidade  de especialistas da Unoeste e da Cocamar. (Imprensa Cocamar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias