Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias LAR: Curso realizado em parceria com o Sescoop/PR traz metodologia diferenciada

 

 

cabecalho informe

LAR: Curso realizado em parceria com o Sescoop/PR traz metodologia diferenciada

Em tempos de crise saber administrar os recursos da propriedade rural de forma adequada é algo extremamente importante. Na última terça-feira (18/04), 15 famílias de associados da Cooperativa Lar concluíram o primeiro módulo do curso Gestão da Propriedade. Durante o evento de encerramento, no Centro de Desenvolvimento e Treinamento da Lar, em Medianeira (PR), estiveram presentes o diretor 1º vice-presidente da Lar Lauro Soethe, o 2º vice-presidente Urbano Frey, o gerente da divisão de integração pecuária Dirceu Zotti e o analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Fernando Mendes. 

Atividades - As famílias envolvidas na primeira etapa do curso possuem em suas propriedades as atividades de suinocultura, leite, avicultura e postura de ovos. Segundo depoimentos dos participantes o grande diferencial do curso, com um ano de duração, foi que, além das aulas em grupo, os participantes recebiam atendimento individualizado em suas próprias casas. Durante a visita domiciliar os instrutores trabalhavam as particularidades de cada família.  De acordo com o 2º vice-presidente da Lar Urbano Frey, quando há dedicação e amor nas atividades agropecuárias o resultado financeiro é uma consequência. “A eficiência produtiva do conjunto dos produtores da Lar faz a diferença na história da Cooperativa”, afirmou Urbano ao destacar que a melhoria da eficiência no campo precisa ser contínua.

Temas - Dentre os principais temas abordados durante o curso estiveram a gestão dos recursos humanos e financeiros, o diálogo entre a família para uma melhor organização das atividades agropecuárias, planejamento e organização. Segundo a avicultora Luzia Dannebroch a Gestão da Propriedade permitiu que eles “abrissem a cabeça” para novos planos e que pudessem sair do “piloto automático” nas atitudes do dia a dia. “Mais lucro, mais qualidade de vida e um ambiente mais agradável na convivência familiar” foram os principais benefícios do aprendizado na opinião de Luiza. Para o esposo de Luzia, o avicultor Leocir Dannebroch, o principal legado do curso será o planejamento e estratégia de como a família realiza as atividades no dia a dia.

Viabilização - O jovem associado Jorge Fin (23) destacou a importância da viabilização das propriedades rurais em parceria com a cooperativa, uma organização crescente e eficaz, que incentiva o jovem a permanecer na propriedade. “Todo o controle que aprendemos durante o curso nos permite tomar decisões de maneira mais adequada e saber onde vai o nosso dinheiro, contribuindo para um planejamento e um melhor ganho” salientou Jorge. (Imprensa Lar)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias