Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTROS DE NÚCLEOS II: Atitudes diante da crise e os desafios do marketing

 

 

cabecalho informe

ENCONTROS DE NÚCLEOS II: Atitudes diante da crise e os desafios do marketing

O professor e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel, abriu a primeira reunião de núcleos cooperativos, em Capanema, abordando o cenário atual da política, economia e de que forma o marketing pode ajudar na conquista de novos mercados. Ele elogiou a forma com que o sistema cooperativismo atua, especialmente quando a cada década planeja. “Precisamos saber onde e como queremos chegar daqui a cinco, dez anos. Mas apenas planejar não adianta. Tem que comprometer a equipe, trazer nossos colaboradores, cooperados juntos para que dê resultado. Todos têm que se sentir donos do planejamento. E as cooperativas têm esse ambiente favorável, pois focam suas ações nas pessoas, no desenvolvimento econômico, social e ambiental”, disse.

Pesquisa - O professor Zaki Akel apresentou uma pesquisa realizada recentemente pela Universidade de Havard onde aponta alguns cenários de empresas e sua postura diante da crise. “Num momento de crise apenas 9% das empresas conseguem retomar o crescimento quando a tempestade passar”. Segundo a pesquisa, as empresas que focaram na prevenção, em métodos defensivos, enxuga despesas, desativa unidades deficitárias, apenas 21% tem sucesso. Já as empresas com foco na promoção no marketing, em propaganda e comunicação, 26% sobrevivem. Já as empresas pragmáticas com estratégias defensivas e ao mesmo tempo ofensivas, 29% sobrevivem. Mas as empresas progressistas que buscam aumentar a eficiência, fazer mais com menos, investir em ponto de venda, marketing e no capital humano, 37% das empresas sobrevivem.  “Nem sempre o mais forte é que sobrevive e sim aquele que melhor se prepara, se adapta”, disse Akel.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias