Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias ENCONTROS DE NÚCLEOS I: Primeira rodada de 2017 inicia em Capanema com 95 cooperativistas do Sudoeste do PR

 

 

cabecalho informe

ENCONTROS DE NÚCLEOS I: Primeira rodada de 2017 inicia em Capanema com 95 cooperativistas do Sudoeste do PR

O Sistema Ocepar iniciou, nesta terça-feira (16/05), a primeira rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2017. Ao todo serão realizadas quatro reuniões nesta semana. A primeira ocorreu na sede da Associação dos Funcionários da Cooperativa Coagro, em Capanema, no Sudoeste do Paraná, com 95 participantes de 12 cooperativas que atuam em cinco ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte e educacional. As atividades foram conduzidas pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, com apoio dos superintendentes Robson Mafioletti e Leonardo Boesche.“Essa sistemática de nos reunirmos duas vezes ao ano nas reuniões dos Encontros de Núcleos é a melhor forma encontrada para interiorizar, não só a participação, mas, também, as decisões do sistema. O número de participantes nesta manhã é um indicador importante de que estamos no caminho certo há muitos anos, afinal, a primeira reunião de núcleo na década de 1990 iniciou por aqui”, afirmou Ricken, na abertura do evento. Ele também elogiou o trabalho que vem sendo realizado pelo cooperativismo na região, após a saudação do coordenador do Núcleo Sudoeste, Jaci Scalvi.

Diálogo - Na opinião do presidente da Coagro, Sebaldo Waclawovski, os Encontros de Núcleos são uma oportunidade fundamental de diálogo e troca de informações entre a Ocepar e as cooperativas filiadas. “Cada região tem sua realidade e características diferenciadas. Por isso, considero importante que as reuniões ocorram no interior do estado, pois, além de reduzir custos de deslocamento às cooperativas, há mais afinidade entre os cooperativistas nas discussões, o que torna o evento mais produtivo”, afirmou. A Coagro, juntamente com o Sicredi, foi anfitriã do Encontro realizado em Capanema. De acordo com o dirigente, mais de 30 representantes da cooperativa, entre membros do conselho de administração, supervisores, gerentes e conselheiros fiscais, participaram da reunião.

Financiamento - Durante o Encontro, as cooperativas Coagro e Sicredi Fronteiras PR/SC/SP assinaram um contrato de financiamento de R$ 2,6 milhões para novos investimentos em estrutura de armazenagem e recebimento de grãos. “Vamos acessar uma linha de crédito do Pronaf, com recursos do BNDES. Com o apoio do Sicredi, conseguimos viabilizar essa negociação entre uma cooperativa do ramo crédito e do setor agropecuário. Por sermos cooperativistas, há mais proximidade, o que faz com que as tratativas fiquem facilitadas”, explicou.

Crescimento Segundo Waclawovski, desde 2004, a Coagro investiu mais de R$ 42 milhões em melhorias de sua estrutura agroindustrial e armazenagem. “Nos últimos cinco anos crescemos 50% em recebimento de soja, milho e trigo, para mais de 2,5 milhões de toneladas de grãos. Temos uma fábrica de rações, com a marca Notável, e mantemos uma parceria com a Frimesa na área de leite”, relata. Com cerca de 4.500 cooperados e 240 funcionários, a Coagro cumpre planos rigorosos de redução de custos e de objetivos de expansão. “Fixamos uma meta para as sobras, que é de 3,5% do faturamento anual. Na cooperativa miramos mais o resultado e menos o faturamento. Com bons indicadores de sobras de exercício, temos mais força, mais simpatia dos fornecedores e acessamos com mais facilidade linhas de crédito com juros menores”, concluiu.

Satisfação e orgulho– O diretor-presidente da Sicredi Fronteiras PR/SC/SP, José César Wunsch, disse que é um motivo de satisfação e orgulho sediar o primeiro Encontro de Núcleos da Ocepar de 2017. “Nós devemos participar das reuniões e valorizar os Encontros de Núcleos. É uma oportunidade de termos contato com o presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, seus conselheiros e diretores, e de nos informar sobre o trabalho de representação do setor que a Ocepar realiza”, ressaltou. “Eu vejo o evento como um grande momento para nós vivenciarmos e praticarmos a intercooperação. Eu tenho dito que, por mais que o sistema cooperativo esteja apresentando esse crescimento extraordinário em todos os segmentos no país, não podemos perder nossa identidade, a nossa essência, de sermos uma cooperativa e de buscarmos a cooperação entre as coirmãs”, frisou.

Avanço - Sobre a Sicredi Fronteiras PRSC/SP, Wunsch lembrou que a cooperativa iniciou as atividades no mesmo local em que estava ocorrendo o Encontro de Núcleos. “Começamos nesse ambiente que estamos aqui hoje. Foi o início das primeiras conversas sobre a Credisul. Era dezembro de 1990. Abrimos as portas em julho de  1991, com o apoio da Ocepar, que ajudou a nos organizar. Depois, foi criada a Central Estadual e a Credisul integrou-se ao Sistema Sicredi. Em 2006, tornou-se de livre admissão. Hoje estamos com 54 mil sócios do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, em 57 municípios e com 27 agências. Uma evolução bastante importante. Em dezembro de 1990, os 30 associados fundadores acreditavam que era possível desenvolver esse modelo cooperativo mas talvez não imaginassem o quanto a cooperativa cresceria e, hoje, a Sicredi Fronteiras está bem estruturada, com seu patrimônio e liquidez, sendo uma das principais instituições financeiras no agronegócio do extremo-sudoeste do Paraná”, finalizou.

Mais datas e locais - Nesta quarta-feira (17/05), o Encontro de Núcleos ocorre em Palotina, Oeste paranaense, tendo a Cerpa como anfitriã. Depois, será a vez da Coagru receber os participantes, em Ubiratã, na região Noroeste, no dia 18 de maio. A última reunião terá o Sicredi Planalto das Águas PR/SP e a Cooperaliança como anfitriãs, em Guarapuava, no dia 19 de maio.

Programação - Nesta etapa, está havendo a participação do ex-reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, que ministra palestra com o tema “Conjuntura econômica atual e as ferramentas de marketing eficazes para a retomada do desenvolvimento”. Também estão ocorrendo debates sobre o PRC 100, o plano de ações do cooperativismo paranaense, com enfoque para a implantação dos projetos estratégicos. Tradicionalmente, as cooperativas anfitriãs também realizam uma apresentação sobre as atividades que desenvolvem e os resultados alcançados. Acompanham também as reuniões, o coordenador de Comunicação Social, Samuel Milléo Filho, analista técnico especializado da Gerência Técnica e Econômica, Rogério Croscato e assessor jurídico da Fecoopar, Graziel Pedrozo de Abreu.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias