cabecalho informe

ELICOOP FEMININO: Mais de 200 mulheres participam de evento em Maringá

O 12º Encontro da Liderança Cooperativista Feminina, que se iniciou na manhã desta quarta-feira (17/05), na Associação Cocamar, em Maringá, no noroeste do estado, reúne 230 mulheres de comitês femininos de 11 cooperativas. Segundo a coordenadora do Elicoop Feminino e analista de Desenvolvimento Humano do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR), Fabianne Ratzke, o objetivo do evento “é reunir lideranças femininas para que adquiram novos conhecimentos sobre temas atuais e também façam intercâmbio de ideias entre as cooperativas dentro das oficinas de trabalho”.

Importância – Para a gerente de Desenvolvimento de Cooperativismo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira Lima, a mulher vem conquistando espaços importantes no cooperativismo porque tem na própria natureza a essência da colaboração, a capacidade de transformar e a solidariedade de fazer o bem para o próximo. “Com isso, se descobre o tamanho do potencial que tem para  apoiar o desenvolvimento não só da comunidade e da sociedade, em geral, mas contribuir para os resultados da própria cooperativa, ou seja, promover ações que contribuam para a sustentabilidade da cooperativa”, acrescenta.

Participação - O presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Divanir Higino, diz que  a mulher não tem de ser vista apenas como a mulher do cooperado,  mas como a sócia do agricultor e se tornar também cooperada. E revela que as mulheres representam 15% do quadro de cooperados da Cocamar.  Diz ainda que “é preciso consolidar cada vez mais a participação ativa e presente das mulheres junto com seus maridos na gestão das propriedades rurais”.

Programação – No primeiro dia do evento, os participantes assistiram à palestra “O Brasil pós-crise: cenários e perspectivas”, proferida pelo consultor e economista do ISAE, Robson Ribeiro Gonçalves. O fundador e diretor da Escola de Criatividade, Jean Sigel, falou sobre “como escrever sobre liderança feminina nas cooperativas paranaenses” e ainda ministrou oficinas de trabalho.

Encerramento - Nesta quinta-feira (18/05), o 12º Elicoop, promovido pelo Sescoop\PR, com o apoio da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, terá apresentação dos resultados das oficinas e a palestra “Aquela que atravessa vida semeando”, a ser proferida pelo consultor Nailor Marques Junior. O evento termina às 13 horas.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias