cabecalho informe

JOVEMCOOP: Copacol é sede da 26ª edição do Encontro

Com o tema “A força do jovem no cooperativismo do futuro”, iniciou, na manhã desta quarta-feira (26/07), na Associação dos Funcionários da Copacol, em Cafelândia, no oeste do Paraná, o 26° Encontro Estadual do Jovemcoop. Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) e tendo a Copacol como cooperativa anfitriã, o evento reúne 236 jovens de 12 cooperativas agropecuárias que integram o Programa Jovemcoop no estado.

Protagonistas - Após a recepção de todas as cooperativas, realizada pelos jovens da Copacol junto com a Fanfarra do Município de Rancho Alegre, que faz parte de um dos projetos sociais que a cooperativa patrocina na região, foi realizada a abertura do evento pelo vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais, que destacou a importância de investir na capacitação da juventude cooperativista. “Para a diretoria da Copacol, além de promover o desenvolvimento por meio  de cursos e treinamentos para os jovens, é fundamental o investimento realizado na diversificação das propriedades, para oportunizar a permanência dos jovens no campo. Nestes dois dias, esperamos despertar ainda mais o interesse e a atuação dos jovens como protagonista em suas cooperativas, propriedades e nas comunidades”, ressalta Fernando.

Cooperação - “O objetivo do Encontro do Jovemcoop vai além da integração e conhecimento das práticas das cooperativas participantes do programa. O que buscamos é fortalecer o engajamento desse público que representa a continuidade do cooperativismo”, disse a coordenadora do Jovemcoop no Paraná, Cristina Moreira. Por este motivo, a palestra de abertura, ministrada pelo consultor e escritor José Luiz Tejon Megido, trouxe uma mensagem sobre a consciência do que significa cooperar e sobre a responsabilidade que os jovens terão para acompanhar toda a evolução tecnológica que o mundo vem passando.

O papel dos jovens - “Não haverá futuro no planeta sem cooperativismo, nós vamos chegar em 10 bilhões de pessoas em 40 anos. A pirâmide social do mundo é crítica e vivemos um momento em que todo mundo quer tudo, sabe tudo é interativo. Então, não há possibilidade de futuro sem o desenvolvimento do cooperativismo e com o empreendedorismo dentro dele”, disse. Na visão de Tejon, os jovens é que farão isso acontecer nos próximos 30 a 40 anos. “Por isso é importante que eles trabalhem ativamente dentro das suas cooperativas, porque o cooperativismo é o melhor e mais organizado mecanismo para produzir alimentos e promover o desenvolvimento e a inclusão das pessoas”, completou.

Criatividade - Logo após a palestra, começaram os trabalhos com a Escola de Criatividade. “Este ano, o desafio dos jovens é criar a programação da TV Jovemcoop”, disse o diretor da Escola, Jean Sigel. Separados em grupos e orientados sobre as etapas de elaboração de um projeto, os jovens terão que criar e apresentar na manhã desta quinta-feira, último dia do evento, uma programação composta por documentários, entrevistas, telejornal, usando o conteúdo trabalhado na oficina, ou seja, as habilidades e comportamentos do jovem do cooperativismo do futuro. “O objetivo é reforçar a prática de todas as etapas que envolvem um projeto e também a visão do que eles precisam para se desenvolver para o futuro”, comentou Siegel.

Conscientização - Para jovem da Copacol, Felipe Dalmagro, o evento está atendendo as expectativas e proporcionando a conscientização sobre a importância de continuar no campo, dando sequência na administração das atividades da família. “Hoje além de estudar agronomia eu trabalho na propriedade da nossa família e pretendo dar continuidade na administração das nossas atividades dentro da agricultura e avicultura. Eventos como o Jovemcoop, aliados aos treinamentos e cursos que a Copacol investe, permitem a nossa capacitação e mais chances para termos sucesso dentro do agronegócio”, finaliza o jovem Felipe.   

Encerramento - O evento encerrará ao final da manhã desta quinta-feira (27/07), com a palestra do consultor e professor e Adeildo Nascimento, que terá como tema desenvolvimento humano e organizacional.

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias