Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias UNIMED MARINGÁ I: “Image Gently” é um dos temas discutidos no Curso de Atualização em Pediatria

 

 

cabecalho informe

UNIMED MARINGÁ I: “Image Gently” é um dos temas discutidos no Curso de Atualização em Pediatria

Preocupados com a saúde dos pequenos e adolescentes, a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), em parceria com a Unimed Maringá, promoveu nos dias 1 e 2 de setembro, na Sociedade Médica de Maringá (SMM), o Curso Itinerante de Reciclagem e Atualização em Pediatria (Cirap), com o objetivo de atualizar o conhecimento científico de pediatras e profissionais de saúde que atuam na cidade de Maringá e região.

Referência - A palestrante Dolores Bustelo, referência em Radiologia pela Sociedade Paranaense de Pediatria, é uma das principais entusiastas do programa The Image Gently no País e destacou que muito mais do que pensar nas consequências sobre a exposição, é pensar o lado bom que a tecnologia trouxe. “O lado nocivo do raio-X é muito minimizado por vários aspectos e, os profissionais estão mais criteriosos na solicitação de exames. Além disso, os equipamentos atualmente estão mais modernos do que anos atrás.”

Orientação - O programa existe desde 2006 espalhado por várias partes do mundo, apenas com o objetivo de orientar, educar e sinalizar para critérios no seu adequado emprego. O site com tradução simultânea para vários idiomas é www.imagegently.org

Exames - Estima-se que, somente em 2015, foram realizadas 3,6 bilhões de radiografias no mundo todo, exames que emitem doses de radiação acumulativas e que podem causar riscos à saúde dos pacientes, principalmente às crianças, que têm maior sensibilidade.

Redução - A MayoClinic (Packard and Thomas RSNA 2014), uma organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e de pesquisas médico-hospitalares, afirma que existe a necessidade de reduzir a radiação utilizada em exames de imagem. De acordo com uma pesquisa, somente 12% dos 700 pacientes pesquisados durante seis anos tinham pneumonia ou algum tipo de trauma que justificasse a realização da uma radiografia.

Prescrição - Com base nisso, a The Image Gently Alliance (aliança de organizações de saúde dedicadas a fornecer imagens pediátricas seguras, de alta qualidade em todo o mundo), não tem o objetivo de impedir a realização de exames de imagem, tais como os de Tomografia Computadorizada e de raio-X. A The Image Gently procura conscientizar todas as pessoas envolvidas no tratamento, sobre a importância da prescrição estritamente necessária ao diagnóstico, alcançando-se a menor dose possível.

Temas - O pediatra Adailton Coiado Simões participou dos dois dias do evento e contou que os temas discutidos trouxeram uma abordagem fundamental e produtiva para o aperfeiçoamento da especialidade. “Com a conscientização da população e dos pais em relação a solicitação de exames, é possível atuar muito bem na área da medicina”, disse.

Atualização - Uma das organizadoras do Curso de Atualização em Pediatria e também pediatra, Iná Maria Frias Cabral Arthur, explicou que a intenção do evento é de haver uma atualização regionalizada no Paraná. “Os pediatras em nossa região estão conscientizados sobre a solicitação de exames e buscam a orientação do Image Gently, para esclarecer a família das crianças e adolescentes a necessidade de cada exame.”

Prevenção e conscientização - Ela acrescentou ainda que a Unimed Maringá tem “todo um trabalho de prevenção e conscientização dos clientes e comunidade em relação à saúde e qualidade de vida, e que isso é fundamental para se ter uma vida saudável e bons hábitos”. (Imprensa Unimed Maringá)

Submit to FacebookSubmit to Google PlusSubmit to LinkedIn

Últimas Notícias